Assuntos relacionados
04/10/2007 15:31
O Novo Homem
01/02/2007 12:09
Vale a pena ser amante?
19/12/2006 18:14
Não quero ser a "outra"
12/12/2006 17:38
Pular a cerca: esporte unissex?
06/12/2006 16:49
Não confunda amor com ingenuidade
22/11/2006 14:37
Ele não gosta muito de sexo
14/11/2006 15:25
Lei da selva
07/11/2006 13:58
Ele me trai, mas e daí?
01/11/2006 11:31
Tique nervoso?
25/10/2006 15:31
Ligação não completada
17/10/2006 17:05
A idade do lobo
10/10/2006 17:16
Homem pode ter baixo apetite sexual?
03/10/2006 18:03
Como lidar com um marido chucro?
26/09/2006 15:25
Será que homem apaixonado falha?
19/09/2006 13:32
Trocada por revistas de mulher pelada
12/09/2006 15:26
Um novo Lado Homem da Coisa
30/08/2006 14:38
Violência contra a mulher
30/06/2006 16:15
Mulheres em clima de Copa
23/05/2006 19:11
O que pensamos nos primeiros cinco minutos? (ou Como descobrimos se ela está ou não afim?)
09/05/2006 16:31
O tabu da traição feminina
25/04/2006 18:33
A difícil hora da chegada!
12/04/2006 17:40
Depilação: o lado masoquista delas
28/03/2006 19:26
Intuição masculina: mas que diabos é isso?
13/03/2006 18:42
Nós, elas e as fantasias eróticas...
13/02/2006 15:21
Qual é o tamanho da satisfação delas?
30/01/2006 18:43
Quando elas devem terminar (mas nada fazem) e o contrário
16/01/2006 16:14
O misterioso dialeto do sexo oposto
06/12/2005 16:40
A esposa do século XXI
21/11/2005 18:36
Mãos ao alto! O mito das pistoleiras...
07/11/2005 15:22
Übersexual: será que vocês precisam disso?
24/10/2005 19:04
Por que as mulheres comem?
10/10/2005 16:54
O mistério do tempo feminino
26/09/2005 17:42
O lado homem da coisa


O Novo Homem
Imprimir matéria

O homem viveu muito tempo com o sonho de consumo e o imaginário de ser “Superman”, mas os dias de hoje tocam cornetas de mudança. O Novo Homem prefere a inteligência, a disciplina (e, pasmem!), a flexibilidade de Neo, o personagem de Keanu Reeves em Matrix.

Pelo menos é isso que concluíu o IBOPE (Instituto Brasileiros de Opinião e Estatística) durante um estudo inédito sobre o comportamento e os hábitos do homem do século 21, exposto durante Maximídia 2007, evento que representa a grande vitrine da indústria da comunicação em todo o Brasil.

E a mudança não é apenas física ou comportamental. Tudo isso se reflete no espaço ao seu redor. Por isso, no estande onde foi apresentada a pesquisa, o IBOPE preparou um ambiente para retratar a casa desse novo conceito de homem. Na decoração, uma moto com muitas cilindradas, ferramentas, objetos esportivos, uma televisão de 42 polegadas para o futebol, espadas na estante à la Kill Bill e, como não poderia faltar, um grande bar no meio da sala.

- Muitas mulheres também! – comentou um dos homens que assistia à apresentação, referindo-se a maioria de mulheres no recinto

Veja abaixo o que muda em cada segmento:

Eles em casa...

Sim, os homens estão interessados nas atividades domésticas! A maioria concorda que a cozinha é a parte mais importante da casa e está sempre procurando novas idéias para melhorar e até decorar os ambientes.

Mais de 70% afirmam que realizam tarefas domésticas e praticamente 60% fazem as compras de mercado. Levando em consideração que somente 12% dos homens entre 25 anos ou mais moram sozinhos, as funções dentro das famílias parecem estar melhores divididos em relação aos afazeres domésticos.

Adolescência tardia

Mesmo a grande maioria dos solteiros afirmarem ter independência financeira, 61% ainda preferem morar com os pais. Se eles andam preguiçosos ou mais ligados ao ambiente familiar, a pesquisa também conclui que adolescência tardia é uma característica do Novo Homem.

São pais mais presentes

Quanto à paternidade, a percepção do impacto do tempo é diferente entre pais e mães. Enquanto 68% das mulheres consideram difícil conciliar trabalho, maternidade e casamento, somente 47% dos homens concordam com essa afirmação quando o assunto é paternidade.

Aliás, o percentual de pais que deixaria de trabalhar para cuidar da casa e dos filhos é exatamente o mesmo das mães, 50%. Além disso, 90% deles consideram-se tão atuantes na criação dos filhos quanto as mães. Mais da metade deles concordam que são capazes de cuidar da casa e dos filhos sozinhos.

O Novo Homem também considera-se companheiro, 93% dizem que as parceiras podem contar com eles em qualquer situação. O irônico é que somente 63% das mulheres concordam.

O Novo Homem é mais vaidoso

Eles andam mais vaidosos também. Já não basta um terno bem cortado e um bom relógio. Depois de David Beckham expor abertamente que gosta de fazer as unhas e passar cremes, o uso de produtos para estética cresceu 16% nos últimos 6 anos.

Atualmente 56% declaram utilizar algum tipo de produto para o cabelo, corpo ou rosto e cerca de 23% estão dispostos a fazer cirurgia plástica.

... e gasta mais do que as mulheres

E quem disse que as mulheres é que gostam de fazer compras? O Novo Homem valoriza produtos de qualidade, prefere marcas refinadas e são fiéis a elas. Eles planejam muito antes das compra e costumam gastar 15% a mais do que as mulheres.

Dinheiro é poder

No mercado de trabalho, uma pequena contradição com uma pitada de conservadorismo: a grande maioria dos homens se considera preparada para lidar com mulheres mais bem-sucedidas profissionalmente do que eles, mesmo assim, 21% ainda falam que lugar de mulher é dentro de casa.

O trabalho é considerado uma carreira para mais da metade dos homens e  muitos deles querem atingir o topo mais alto dessa carreira. Para 57% dos homens que trabalham, o dinheiro é a melhor medida do sucesso. Eles aproveitam quando surgem novas oportunidades e 52% declaram que estão dispostos a sacrificar o tempo com a família para progredir profissionalmente.

Satisfação

O grau de satisfação masculina é bastante alto: 95% consideram-se felizes e 59% estão satisfeitos com seu estilo de vida. Se pudessem, 72% gostariam de mudar algo em sua vida.

Em relação à vida sexual, 97% dos mineiros declaram-se satisfeitos, ante 94% dos homens dos demais estados do país. Um dado curioso aponta que 12% afirmam já ter usado remédio para disfunção erétil – em Recife, o número sobe para 28%.

Saúde e Bem-estar

O novo homem procura manter uma alimentação saudável, porém, não se importa com o conteúdo nutricional dos alimentos nem opta por produtos light/diet.

No geral, os homens estão muito satisfeitos com a aparência, consideram importante manterem-se jovens e a maioria pagaria qualquer preço pela sua saúde. Apesar disso, um terço é fumante regular, principalmente os solteiros.

Mídia e informação

No rádio, os homens preferem programas esportivos e noticiários. Ao ler jornal, os temas mais procurados pelos casados são esportes, automóveis, construção e imóveis, enquanto os solteiros lêem páginas de entretenimento, informática e turismo.

Afinal, o Novo Homem é...

O homem de hoje está em constante evolução e mais perto da satisfação do que as mulheres. O Novo Homem é mais leve e está feliz com o seu estilo de vida, enquanto elas ainda estão aprendendo a lidar com a saída ao mercado e a mudança na divisão de tarefas.

Ele não deixou de ser ambicioso no trabalho, mas agora faz questão de participar do dia-a-dia da família, dos afazeres domésticos e ainda seria capaz de abdicar de tudo para cuidar dos filhos. Talvez por isso, eles estejam se dando o direito da irresponsabilidade, ou quem sabe “ousadia’ seja um termo mais apropriado nesse caso, para viver um pouquinho mais a adolescência tardia.

Os homens continuam fascinados por esporte, pela velocidade e associando dinheiro ao poder. Ainda não desapegaram totalmente da postura conservadora, 21% concorda que o lugar da mulher é dentro de casa, mas também se consideram mais parceiros para as famílias e estão aprendendo a aceitar as mulheres bem-sucedidas no mercado de trabalho.

Embora pesquisas indiquem estatísticas muitas vezes mais quantitativas do que realmente qualitativas, é boa notícia saber que os homens estão felizes, mais participantes em casa e lidando melhor com as mulheres tanto em casa como no trabalho.

Leia mais sobre homens

Notícias anteriores