Do dia 7 de agosto ao dia 27 de novembro o Viver Arte, da Fundação Iochpe em prol do Instituto Arte na Escola, possibilitará uma viagem histórica aos seus participantes. A partir de referências da vida de importantes personagens femininas da história e das artes, o curso traça um perfil dessas figuras, contextualizando o período em que viveram ou em que foram concebidas e o legado cultural que por elas foi deixado.
Algumas das rainhas estudadas serão Cleópatra, última rainha egípcia antes da dominação romana, séc. I a.C.; Isabel de Castela, soberana espanhola da virada do século XV para XVI e Catarina da Rússia, “A Grande”, imperatriz de 1762 a 1796 que realizou uma ampla reforma na sociedade russa, o que a tornou conhecida como um exemplo de monarca do despotismo esclarecido (movimento político que fundia o Iluminismo com o Absolutismo).
O objetivo é entender a força política dessas mulheres ou o fascínio e o poder que exercem sobre nós figuras literárias como Dulcinéia ou Lady Macbeth. Mais do que um curso sobre mulheres, esta é uma reflexão sobre o papel delas nas sociedades em que viveram e na cultura ocidental, ajudando a formar o imaginário sobre o gênero feminino.
O curso semestral, que teve início no dia 7 de agosto, contará com 18 aulas de duas horas e meia. As aulas serão ministradas por mestres e doutores com formação em história, arte e música. Entre eles está Aline Carvalho, doutoranda em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas, Olívio Tavares de Araújo, cineasta, crítico e curador de Arte e pelo Maestro João Galindo, regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem Maestro Eleazar de Carvalho e da Jazz Sinfônica.
Os interessados podem se inscrever em aulas avulsas, módulos mensais ou pacote semestral pelo telefone (11) 3103-8092 ou enviar um e-mail para centraldecursos@viverarte.org.br. O curso será ministrado no Espaço SOCEJUR – Sociedade de Estudos Jurídicos, localizado na Alameda Rio Claro, 273 - 5º andar, São Paulo. Estudantes, professores e aposentados: 20% de desconto. Aluno Viver Arte: 5% de desconto.