Conheci um homem e há um mês estamos juntos. Sempre nos encontramos no apartamento dele. Tenho até a chave... Já estamos fazendo planos para o futuro e ele vive me fazendo declarações de amor. Até me empolgo um pouco, ele faz tudo pra agradar, mas fico desconfiada das suas atitudes, acho precipitadas. O que devo fazer? Acredito no amor dele e me entrego ou continuo na expectativa do que pode acontecer? Somos muito diferentes!
Temperamentos diferentes, decisões diferentes
Muita gente acha que pode tomar decisões sem sofrer influências de nenhum tipo, nem mesmo pressões de valores pré-concebidos...
Quando essas pessoas percebem o quanto seu temperamento, seu tipo de personalidade, pode influenciar suas escolhas, levam um susto e começam a prestar mais atenção na escala das conseqüências que uma decisão, pequena, banal até, pode ter em um relacionamento. Ir ao cinema, por exemplo.
Ir ao cinema, sim ou não?
Provavelmente você tem uma lista dos “filmes imperdíveis” e daqueles que não vai assistir “de jeito nenhum”. Quase todo mundo tem.
E, se você não tem, isso já sinaliza um tipo avesso a organizar listas, feito na letra do Zeca Pagodinho: “deixo a vida me levar”...daquelas que gostam de decidir as coisas ao sabor do impulso e da oportunidade.
Do outro lado da cerca, estão aquelas criaturas que adoram fazer “a lista das listas”, e “uma lista para organizar melhor as listas em ordem de prioridade”, ou quem sabe por ordem alfabética, conhece alguém assim?
Esse seria o tipo “eu é que quero levar a vida”. Isso me parece com você.
Bem, se vocês como casal conseguem assistir a vários filmes juntos e os dois se divertem, fica mais fácil.
Mas, em geral, os tipos psicológicos dos casais se opõem e, aliás, é isso que nos faz apaixonados por alguém: o fato de ele ter escancarada a característica que você menos conhece em você.
Amar não é gostar das mesmas coisas
Dar-se bem no relacionamento não significa gostar das mesmas coisas, mas ter momentos especiais juntos, aprendendo perspectivas diferentes através dos olhos do outro.
Não há jeito certo ou errado! Se os dois pensassem igualzinho e gostassem da mesma comida e do mesmo tipo de filme, será que a convivência não ficaria um pouco monótona?
Segredinhos dos tipos humanos
David Keirsey, um estudioso dos perfis humanos, fez extensa pesquisa sobre perfis psicológicos, filmes preferidos e detestados e, em resumo, chegou à conclusão que os chamados Racionais gostam de ação e filmes de terror, e detestam o que chamam de “comediazinhas” sem impacto.
O tipo chamado de Artesão, que é mais prático e gosta de bom senso (deve ser o seu tipo) prefere suspenses bem feitos e comédias que retratem a realidade e detesta dramas melosos, muito sentimentais.
Os Idealistas, aqueles que devoram as biografias dos grandes visionários, não gostam de muita ação violenta ou de terror, preferem os dramas heróicos, com altos valores e mensagens edificantes.
E por fim, os românticos Guardiães, sempre adoram uma novela, uma história de amor e de família, mas fogem dos suspenses.
É claro que também apesar de Pavlov, não agimos assim tão determinados pelo que somos.
O objetivo desses estudos e análises não é colocar ninguém dentro de uma “caixinha” com etiqueta, mas o quanto podemos colorir nossas relações se entendermos que “cada cabeça uma sentença” ...
Você pode aprender com ele a se entregar mais à vida e ele pode aprender com você como ter perseverança e coragem pra seguir a vida.
Isso até dá um filme!
Leia outros textos de Sônia Blota no livro “Lições de vida, de A a Z” e encontre conselhos eficazes para superar diversos obstáculos da existência. Comprar
Consulte cursos e palestras ministrados por Sônia Blota sobre o desenvolvimento de pessoas e negócios