Sou casado há 13 anos, tenho dois filhos e até então minha vida era normal. A única coisa fora do comum era o meu emprego: trabalho durante 14 dias direto e depois folgo 21. No fim do ano passado, eu e minha mulher conhecemos uma pessoa que ficou muito íntima da família e, devido a condições financeiras, passou a nos prestar serviços domésticos. Passados dois meses, falei para minha esposa que não queria mais essa pessoa trabalhando em casa, pois não estava gostando das atitudes dela: ela ia ao cabeleireiro, fazia compras... tudo por nossa conta! Em um belo dia, minha esposa disse que queria a separação. Tentei argumentar... nosso casamento, nossos filhos, porém ela estava irredutível. Descobri, então, que minha esposa estava cada vez mais próxima dessa mulher... comprou eletrodomésticos entre outras coisas para ela, sem me comunicar. Minha esposa também mudou bastante, está agressiva e nervosa. Será que ela agora está gostando de mulher? O que eu posso fazer para reaver meu casamento ou solicitar a guarda dos meus filhos?
A melhor forma de resolver
Muitas coisas mudam em 13 anos, que dirá as pessoas... Será que a causa do desejo de separação da sua mulher é unicamente essa "pessoa", que é como você se refere a ela? Algumas vezes entram pessoas como essa na vida do casal para ser o bode expiatório, para dar um empurrão em um tipo de relação que já estava desestabilizada há algum tempo. Treze anos numa relação pode ser uma vida.
Vamos pensar juntos: como pode haver um casamento normal com um casal que se encontra em turnos? Onde existe um rodízio de tempo, de atenção e diálogo? Muitas coisas não esperam 14 dias para serem ditas ou resolvidas.
Ainda mais com a idade dos seus filhos. Fico imaginando como "congelar" os problemas de um adolescente e como descongelar quando o casal puder conversar... Às vezes o vizinho, (ou nesse caso a vizinha) pode fazer um papel importante na ausência de uma pessoa do casal.
Nem vou entrar no mérito se há uma opção diferente na cabeça da sua esposa, de gostar de mulher como você diz, porque se houver, se for realmente uma escolha diferente, a escolha é dela e tanto você como a família dela terão de se ver com isso.
O que me chama a atenção é quantas informações estão faltando entre vocês! Será que não existe nenhuma alternativa, como conversar calmamente sobre o que está acontecendo, para que ela possa dizer com honestidade o que realmente mudou nos sentimentos dela? Será que você quer ouvir essa resposta?
Vocês dois merecem uma direção digna para esse casamento, aquela que deixará todos menos infelizes: foi bom enquanto durou, e acho que vocês ainda não jogaram a toalha para indicar o final. Antes de pensar em como julgar a sua companheira e ainda privá-la dos filhos, analise o que pode ainda ser feito. Pelo menos uma coisa eu sei que você vai ganhar: o respeito dos seus filhos por ter conduzido a situação da maneira mais digna possível.