Eu tenho um relacionamento há 5 anos que está muito desgastado. Em qualquer conversa simples ele me ofende de alguma forma. Algo como “sua chata” ou “insuportável”. Hoje em dia eu até aguento isso, mas quando vejo a relação dos pais dele fico assustada... eles se tratam com palavrões de baixo calão. Tento conscientizar meu namorado, mas não adianta. Já conversei, já briguei e nada parece resolver. Como devo proceder? Ele será um reflexo dos pais?
Eu namoro um cara que é muito, mas muito grosso comigo. Ele me critica e não me respeita. E eu não consigo entender como continuo gostando dele. E como se eu gostasse de sofrer. Eu até fico triste por uns minutos quando ele é bruto comigo, mas depois eu simplesmente esqueço o que ele fez e tudo volta ao normal. Eu finjo que nada aconteceu, esqueço que ele me magoou com palavras rudes. E pior, parece que o meu amor por ele aumenta nessa hora que eu o perdôo. O que é isso? Porque isso acontece? Eu não entendo como eu posso esquecer assim. Não sei ficar brava com ele por mais tempo. Muitas amigas minhas já me falaram que não agüentariam, já teriam acabado o namoro porque o jeito que ele me trata não é legal.
Régua da Felicidade
Nossa trajetória emocional sempre nos leva na direção do que é prazeroso, nos afasta do que é doloroso e o que fica entre as duas coisas ou ignoramos ou só toleramos. Imagine uma régua onde o zero é a dor, o sofrimento difícil de agüentar, e o 20 é o prazer, o êxtase, aquilo que chamamos de felicidade total.
Entre esses pontos marcados na nossa régua da felicidade existem os valores que carregamos, o nosso manual de certo e errado, como se esses valores estivessem escritos em cima dos números marcados.
Algumas vezes ficamos surpresos ao constatar que algumas situações que chegam muito perto do que todos achariam que é o paraíso, não nos traz aquela sensação de estourar o peito, nem bater mais forte o coração. Quantas de vocês não ouviram amigas ou mães dizendo para não terminar um relacionamento porque “aquele cara é o homem ideal, aquele que toda mulher sonha”, mas você mesma não se sente assim , tão dona do melhor homem do mundo?
Quantas vezes você está triste ou insatisfeito com o trabalho, achando que aquela empresa ou aquele chefe não são fontes de realização, e vem um colega e diz: “você reclama de barriga cheia... levante as mãos para o céu, esse é o melhor emprego do mundo”?
Acontece que cada um tem seus próprios limites de aceitação por um lado e de negação por outro. E temos que perceber, cada vez mais claramente, o quanto às vezes nos sujeitamos a pessoas ou situações mais por duvidar que os valores que temos são importantes, ou por que as outras pessoas nos criticam, do que porque queremos verdadeiramente honrar o que acreditamos.
No primeiro caso, será que em cima da régua não estava escrito algum valor assim como: com o tempo ele muda? Há cinco anos que o relacionamento está desgastado, e esse tipo de atitude de grosseria, de agressividade é muito difícil de mudar no outro. O que muda se isso for reflexo dos pais dele ou não? O quanto hoje você acha que consegue mudar dessa atitude dele? Talvez fosse bom escrever um novo valor em cima do anterior: respeito é bom, eu gosto e não pretendo criar meus filhos com esse tipo de linguagem.
Se você fizer isso, o que sobra dessa relação? Você consegue agüentar se ela acabar? O fato de ter se tornado suportável não significa que se tornou bom para você. E no segundo caso, como é você se perceber como não se sentindo tão humilhada com as críticas e grosserias de seu companheiro? Qual é o valor que está acima de sua régua? Que a mulher deve ser mais controlada? Será que no fundo vocês são tão diferentes assim? Um que agride, a outra que esquece rapidamente as agressões...
Tente completar com a maior honestidade o que você realmente pensa a respeito de obedecer a ordens do chefão. Ninguém gosta exatamente de sofrer. O que penso é que talvez esse tipo de agressão verbal não te faz sofrer tanto assim, apesar do que as outras mulheres falem. É a tua medida que vale. As tuas marcas, os teus valores. Só cuide-se para que essa tolerância tão grande com o desrespeito não faça você aceitar coisas inaceitáveis, mesmo para você.
Não nivelem por baixo. Não se acostumem com nada, pensem alto, mudem valores, assumam atitudes próprias. A régua é sua, vocês escrevem sua história como quiserem.