A técnica foi descrita nos anos 70 pelo obstetra francês Frederick Leboyer após uma viagem à Índia. Saiba como é feita a massagem Shantala e seus benefícios

Trata-se da massagem ayurvédica aplicada no bebê. A técnica foi descrita nos anos 70 pelo obstetra francês Frederick Leboyer após uma viagem à Índia. O médico fotografou e filmou uma mulher indiana massageando seu bebê num bairro pobre de Calcutá e descreveu a técnica no livro “Shantala” – este era o nome da mulher registrada pelo médico. Por conta do livro, a massagem acabou ficando conhecida por este nome.

Como é feita
A massagem é feita no bebê pela própria mãe em um local tranqüilo. A técnica pode ser aplicada no chão, colocando uma almofada sob a criança para maior conforto. O bebê fica de frente para a mãe com as pernas estendidas, e a massagem é feita com um óleo vegetal, espalhado pelo corpo da criança em movimentos suaves, começando pelo peito, depois braços, mãos, barriga, pernas e pés. Em seguida, o bebê é virado de bruços sobre as pernas da mãe, que realiza uma massagem longa e suave nas costas da criança. Durante a massagem, a mãe canta e conversa com o bebê. Ao final, a criança recebe um banho morno de imersão na banheira ou no ofurô.

Benefícios
Promove mais qualidade de sono
Melhora no funcionamento gastrointestinal (minimizando gases, cólicas e prisão de ventre)
Estimula a resistência imunológica
Auxilia no desenvolvimento sensório-motor
Favorece o ganho de peso, o crescimento físico e o autoconhecimento corporal do bebê
A técnica também já mostrou bons resultados como terapia complementar em crianças com lesões neurológicas, autistas ou com Síndrome de Down

Cuidados
Em geral a partir de um mês de vida os bebês já podem receber Shantala, respeitando-se apenas a cicatrização umbilical e a descamação da pele. A mãe só não deve realizar a massagem quando o bebê estiver doente, com febre ou resfriado. É importante que a massagem seja sempre feita no intervalo entre as mamadas.

Preço
Neste caso, o pai e a mãe do bebê precisam fazer um curso de Shantala. O custo de um curso fica em torno de R$ 120 para o casal.

Onde fazer
Denise Gurgel Barboza
Oferece curso de Shantala em São Paulo e em outros estados
Telefone: (11) 7697-9398

Dra. Karen Cristiane Caputi Leite
Oferece curso de Shatala em Campinas (SP)
Telefones: (19)3933-2643 / (19) 9162-5969

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.