Versátil e resistente, a matéria-prima volta a ser destaque nos ambientes

Na cozinha criada por Carla Arigón Felippi para a Mostra Santos Arquidecor, a madeira ganha ares modernos nos móveis e piso
Divulgação
Na cozinha criada por Carla Arigón Felippi para a Mostra Santos Arquidecor, a madeira ganha ares modernos nos móveis e piso
Com múltiplas possibilidades de uso, a madeira entra em casa pela porta da frente e pode ser utilizada nos móveis, em revestimentos (tanto do chão, quanto das paredes), em objetos de decoração e também na estrutura (vigas, pilares ou treliças).

Além da beleza que traz aos ambientes, a madeira ainda é festejada por sua resistência, versatilidade e qualidades acústica e térmica, uma vez que ajuda a aquecer a casa, ao contrário do mármore e dos porcelanatos.

Segundo Carla Dichy , antes de escolher o tipo de madeira a ser utilizada, é importante saber onde ela será usada. “Existem madeiras moles e outras mais duras, como o cumaru, mais adequadas para o piso.” A teca, uma das mais encontradas com certificação de manejo ecológico, é indicada para ambientes molhados, como cozinha e banheiro. Já o freijó e muitos outros tipos são bons para fazer móveis. Dependendo apenas do tom e da textura desejados.

Tons escuros e veios aparentes em alta

A madeira escura e com veios aparentes reina no projeto de Carla Dichy
Divulgação
A madeira escura e com veios aparentes reina no projeto de Carla Dichy
As madeiras mais festejadas no momento são aquelas de tons mais escuros e com veios bem definidos, como o pau-ferro, garante a arquiteta Camila Benegas, do escritório Szabó e Oliveira Arquitetura .

“A tendência também é valida para tacos”, completa. O piso de madeira, em contrapartida aos pisos frios como mármore e porcelanato, deixam a casa mais quente, e mesma é verdadeira quando o material é usado em painéis nas paredes ou lambris.

Principalmente no mobiliário, a madeira tem várias possibilidades de acabamento e pode ser usada desde a bancada do lavabo ou da cozinha, até em estantes ou estruturas de poltronas.

“O tratamento é que fará o móvel ser mais rústico ou contemporâneo. A madeira bruta traz a sensação de calor e aconchego, já a laqueada fica com um ar mais moderno”, explica Camila.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.