Trocou de emprego ou este é seu primeiro? Não se preocupe! Confira o que fazer - e o que não fazer - durante esta sua nova fase de vida

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ModeloiG%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237491668976&_c_=MiGComponente_C

Todo mundo se assusta e sempre fica nervoso, sem saber o que fazer e como se portar em um novo emprego. Nós sabemos que é difícil e, por isso mesmo, buscamos informações para que este novo passo não se torne algo chato e estressante, porque afinal ninguém merece ficar mudo e com receio de fazer as coisas dentro do ambiente de trabalho, não é mesmo? Todo mundo já passou pela situação: não conhecemos ninguém, nem o ambiente, nem os colegas, nem os costumes... Nada! Como se portar de fato nos primeiros dias de emprego novo?

É bom lembrar que, antes de qualquer coisa, todo recomeço requer mudanças e adaptações, das mais simples às mais complexas, e você deve estar preparada para elas. No caso de um emprego, os companheiros mudam, as funções mudam, o ambiente muda, o chefe muda e até o gostinho do café passa a ser diferente.

Uma dica para este começo é básica: anote. Um bloquinho e uma caneta podem ser seus melhores amigos: tenha sempre à mão sempre uma listinha de tudo que você vai precisar saber, como dados sobre a companhia, benefícios, tarefas... Assim você não chega se espantando com datas e fatos comuns para os atuais funcionários.

Lembre-se: você não está no emprego velho!

Sempre ouvimos histórias de micos e dramas que ocorreram nas primeiras semanas de emprego e, claro, damos risada. Mas o melhor mesmo é evitar esse tipo de acontecimento. Marcia Verdi conta que já passou vergonha durante o seu período de experiência: "Como tudo era novo e eu ainda estava me acostumando ao ritmo da empresa, deixei de marcar e ir a algumas reuniões e de atender alguns clientes - tudo por pensar que minha antiga secretária me ligaria a qualquer momento avisando, conta. O fato é que *não* tinha secretária! Ninguém me relembrou e esse lapso me fez ficar conhecida como a 'esquecidinha' do andar", completa.

Ok, imprevistos acontecem, mas é bom evitá-los para que apelidos e piadinhas não sejam relacionados ao nosso nome. A dica número dois é clara: não se esqueça de que você mudou. Tire da cabeça os hábitos e comportamentos do velho emprego.

Apresentação: vestida para trabalhar

Vestir-se adequadamente é uma das formas mais interessantes de se apresentar à empresa e seus funcionários. É sempre bom reforçar: nada de decotes e fendas. Calças e blazers fazem sim a diferença, assim como uma pasta bonita e uma pele apresentável. Lembre-se: seu rosto é seu cartão de visitas!

Mesa: tudo clean

Alguns consultores, como Alexandre Prates, lembram que sua mesa de trabalho não é igual a mesa de sua casa: "Há pessoas que exageram mesmo e fazem da mesa de trabalho uma verdadeira folia. Tem uns três porta-retratos, canecas, souvenires, bichinhos, adesivos e muitas outras coisas, condena. Um bom profissional sabe que uma mesa repleta de bagunça não é a melhor imagem de um funcionário, por isso manter sua mesa sempre limpa e organizada é um bom começo".  Se você está chegando agora, é melhor não levar muita coisa de casa; afinal, menos é sempre mais!

Gisele Correa alerta sobre o problema da mesa-estante: "Eu sempre guardava em minha mesa fotos, papéis de trabalho, miniaturas e outras coisas. Uma vez tive um contratempo e não fui trabalhar. No dia seguinte, havia uma carta de meu chefe dizendo que minha mesa era uma bagunça, e que ele próprio não havia conseguido encontrar planilhas que deveriam estar em fácil acesso, relembra. Depois desta bronca, tirei tudo e passei a trabalhar com a mesa limpa". Organização é uma das características mais requisitadas por empresas hoje em dia, por isso não deixe essa dica de lado.

Guia rápido

Confira abaixo, o que você precisa decorar quando está começando um novo trabalho.

* Não fale muito, tanto para mostrar méritos profissionais, quanto para ser simpática. Uma pessoa nova gera curiosidade, portanto, dê abertura para a aproximação dos colegas, mas deixe que a iniciativa seja deles e não sua. Caso contrário, você pode ficar conhecida como 'a exibida' que acabou de chegar e isso não é legal.

* Esqueça as piadas chamando o vale-refeição de vale-miséria ou (pasmem) o décimo-terceiro de péssimo-terceiro. Essas brincadeiras, além de serem de mau gosto, não foram feitas para serem ditas entre pessoas que você acabou de conhecer.

* Nada de pressa: ser tolerante com os imprevistos é uma das coisas que você precisa ensaiar já de antemão. Seu computador pode demorar mais do que o esperado para chegar, seu crachá pode não ficar pronto no prazo previsto... Todo mundo passa por isso e você também, então nada de chiliques!

* Lembre-se que um novo trabalho é basicamente como arrumar namorado novo. Por algumas semanas, os dois vão pisar em ovos. Tudo vai se tornando mais simples com o tempo.

Leia mais sobre: trabalho

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.