Associação americana ensina pais a comprarem sapatos na numeração correta para os filhos

Segundo especialistas, o tamanho do calçado deve ser definido com a criança em pé, sustentando o peso de seu corpo
Getty Images
Segundo especialistas, o tamanho do calçado deve ser definido com a criança em pé, sustentando o peso de seu corpo
As crianças crescem rápido, e seus pés, claro, também. Com isso, a compra de calçados é um ritual comum e necessário na rotina dos pais.

A American Podiatric Medical Association aconselha: os pais devem se certificar que os calçados dos filhos tenham um suporte firme para o calcanhar e solado flexível e acolchoado.

Leia também:
- De moedas a broches: como evitar que as crianças engulam objetos?
- Aumento de horas de sono está relacionado a picos de crescimento

O tamanho do sapato deve ser definido com a criança em pé porque o peso do corpo pode vir a alterar a numeração. Além disso, o ideal é que a distância do dedão até o bico do calçado seja suficiente para que a criança consiga mexer os dedos de forma confortável.

Antes de comprar o calçado, peça para a criança andar um pouco – lembre que ela precisa estar usando meias, também. Faça perguntas sobre conforto e se o sapato está bem ajustado ao tamanho do pé. Os pais devem reparar se os dedos parecem irritados quando retiram o sapato como, por exemplo, levemente avermelhados ou marcados de alguma forma.

Veja se o calçado possui solado muito escorregadio, o que é perigoso. Outro ponto importante é medir os dois pés e comprar calçados que sirvam no pé maior.

Veja mais:
- Crianças pequenas podem praticar natação?
- O guia dos medos das crianças

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.