Conheça alternativas aos buffets infantis para comemorar o aniversário do seu filho com criatividade e sem preocupação

Muitos gostam de comemorar o aniversário dos filhos em buffets infantis e não se preocupar com os diversos detalhes da organização de uma festa. Mas há os que optam por um evento em lugares diferentes. Veja abaixo as opções que o iG selecionou.

Leia: Comemore o aniversário das crianças com criatividade



Bichomania
Com mini fazenda e mini zôo, o local oferece contato direto com animais como coelho, cabra, ovelha e vaca, além de proporcionar que as crianças conheçam outras espécies como coruja e macaco-prego. Situado em Cotia, perto da cidade de São Paulo, todas as atividades realizadas com as crianças são acompanhadas de monitores, e elas ainda podem fazer passeios de charrete e aprender a fazer pão assado em forno à lenha. As crianças também levam para casa, como lembrancinha, um vasinho pintado e com uma flor plantada por ela durante as atividades do dia. O almoço servido durante o dia vai de churrasco a ensopado com batata e cenoura. O bolo de aniversário oferecido pode ser de chocolate, abacaxi ou morango. O horário é das 10 às 17 horas, e os menores de três anos não pagam ingresso.

Petzoo
Assim como a Bichomania, o Petzoo busca colocar as crianças em contato com a natureza e animais domésticos. Lá, a criançada pode ordenhar as vacas, andar a cavalo e chegar bem pertinho dos bichos. Com toda a estrutura necessária para uma festa infantil, as crianças são acompanhadas sempre de monitores e poderão se unir aos pais em uma gincana realizada no local. A alimentação oferecida vai de saladas, passando pelo churrasco, até brigadeiros e beijinhos. O número mínimo de convidados é de 40 pessoas e há um monitor para cada 15 crianças. Os menores de três anos também não pagam ingresso.

Fazendinha Estação Natureza
Com a proposta de proporcionar às crianças urbanas um contato maior com a natureza, a Fazendinha também coloca os pequenos em contato com os animais do campo, tudo ao lado de monitores especializados. A garotada aprende um pouco mais sobre a vida no campo. Dar milho para as galinhas, cenoura para os coelhos, descobrir como e de onde vem o leite e colocar a mão na massa para fazer um pão da fazenda são algumas das atividades que podem ser feitas por crianças de qualquer idade, mas as que têm entre três e oito anos são as que normalmente aproveitam ainda mais.

Mad Science
Os shows com cientistas malucos da Mad Science são uma opção para entreter os pequenos de quatro a 12 anos. E, ainda por cima, podem ser realizados em qualquer lugar por serem adaptáveis. Com atrações como bolhas de sabão que soltam fumaça e vulcões de espuma, as atividades são realizadas pelos cientistas junto com as crianças. Além do divertimento, elas entram de cabeça no mundo da ciência.

Camarim da Didi
Entre maquiagens e sprays coloridos, o Camarim da Didi busca divertir as crianças com visuais criativos, dos mais delicados aos mais radicais. Com direito a um camarim cheio de regalias, como espelhos iluminados e decoração fashion, o aniversariante e os amigos poderão ganhar tatuagens artísticas de personagens favoritos ou outros desenhos com muitas cores e brilho.

SOS Ambiental
Em São Paulo, a SOS Ambiental proporciona um aniversário que deixará as crianças ainda mais empolgadas com as questões ambientais. A recreação é realizada por biólogos e veterinários e há diversas opções de atividades: teatro ambiental, que explica diferentes questões como a preservação do ambiente com direito à presença de animais da fauna brasileira, oficina de colares de sementes, jogos ambientais abordando temas como a reciclagem e o reino animal, entre outras. A faixa etária das atividades começa nos três anos e pode passar dos maiores de 12 anos. Tudo depende da vontade e empolgação da criançada.


Trilhas do Rio
A festa do seu filho também pode ser cheia de aventuras. A Trilhas do Rio, no Rio de Janeiro, costuma realizar aniversários infantis na Floresta da Tijuca e possibilita aos pequenos acima de cinco anos a chance de explorarem trilhas leves, com direito até a banho de cachoeira durante o percurso e caça ao tesouro. É montada uma tenda no meio da natureza para alimentação do pessoal com sanduíches naturais e bolo para o aniversariante.

Florestaventura
Também no Rio de Janeiro, a Florestaventura segue outra linha de diversão na natureza: o arvorismo. As crianças podem realizar um circuito de uma a duas horas – de acordo com a faixa etária, que deve ser acima de sete anos – com diferentes obstáculos como troncos, pontes, cordas de Tarzan, tirolesas e túneis. Para pequenos que têm o sangue aventureiro, a diversão é garantida.

Space Kart
Em Belo Horizonte, existe um espaço para crianças acima de sete anos que já gostam de pilotar. No Space Kart a comemoração de um aniversário de quatro horas pode dar aos pequenos seis corridas de kart que duram 20 minutos cada. Mas, antes de irem para a pista, todos passam por uma aula de normas de segurança, regras de corrida e noções básicas para poderem apertar o acelerador – e desenvolverem a coordenação motora. Os pais também poderão brincar com as crianças. A velocidade limite deve sempre ser respeitada. Além disso, há espaço para a realização de um churrasco para todos os convidados.

Aquário de São Paulo
No Aquário de São Paulo há 250 espécies de animais e quem visita tem a possibilidade de conhecer até mesmo aqueles em extinção. Entre jacarés albinos, pinguins e um peixe-boi amazônico, também é possível fazer um passeio no Vale dos Dinossauros, que mostra réplicas gigantes desses seres que viviam por aqui milhões de anos atrás. É preciso lembrar que o mínimo de convidados é de 50 pessoas.

Cidade da Criança
Em São Bernardo do Campo, em São Paulo, tem a Cidade da Criança. Cheio de árvores e brinquedos, o local pode tornar o aniversário do seu filho mais animado do que ele imagina. Além de brinquedos tradicionais como a xícara maluca, teleférico e carrossel, recentemente foi inaugurado o submarino, brinquedo em que as crianças realizam uma aventura submersa para explorar a cidade perdida de Atlântida. O mínimo de convidados para um aniversário é de 10 pessoas.

Eco House – Little Eco
Construída levando em conta conceitos da sustentabilidade, a Eco House é um espaço voltado para a realização de eventos. O setor infantil, chamado Little Eco, não possui brinquedos eletrônicos. Os que optam por fazer a festa no local encontram brinquedos inspirados nos desenhos de Leonardo da Vinci que, além de tudo, quando utilizados, geram a energia do lugar. Algumas brincadeiras dão às crianças a oportunidade de ligar uma televisão pedalando uma bicicleta, por exemplo. A festa também pode contar com oficinas de reciclagem e desenho.

Veja ainda:
- Criança precisa aprender a não ser consumista
- Movimento busca recuperar antigas brincadeiras infantis

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.