Indicação de pessoas conhecidas não basta. Escolher uma profissional para cuidar de seu filho exige calma e cuidado

Os pais precisam ficar atentos a forma que a criança se comporta na presença da babá
Getty Images
Os pais precisam ficar atentos a forma que a criança se comporta na presença da babá
Os casos de violência envolvendo crianças e babás assustam pais pelo Brasil afora. O medo e a insegurança fazem com que as instalações de câmeras, às escondidas, sejam cada vez mais frequentes. Por sua vez, a divulgação de imagens de maus-tratos eventualmente captadas por estes equipamentos chocam os pais, e alimentam o círculo.

Para os pais que não podem cuidar diariamente de seus filhos e optam por deixá-los em casa, existem diversas formas de se contratar uma babá. Indicações de parentes e amigos ou empresas especializadas na recolocação destes profissionais são os caminhos mais indicados. Mas será que todos sabem os cuidados que devem tomar ao contratar uma profissional?

Leia também:
- Babá: vantagens e desvantagens

- Com quem o bebê vai ficar?

Indicação não basta
A indicação de pessoas conhecidas é sempre bem-vinda, mas não basta. Checar as informações passadas pela candidata durante a entrevista e pedir referências profissionais são atitudes indispensáveis. E essa checagem nunca deve ser feita ligando para um número de celular. Quem ensina é a psicóloga e diretora técnica da Unire Desenvolvimento Humano, Ângela Clara Corrêa.

“Nós checamos informações apenas através de telefones fixos para podermos conferir se o dono da linha é realmente a mesma pessoa indicada pela candidata”, afirma Ângela.

Ela diz que as empresas especializadas no setor fazem um trabalho minucioso de checagem de dados. “Não ter antecedentes criminais não é garantia de que ela nunca tenha maltratado uma criança. Nem todos os pais denunciam. Muitos têm medo de represálias e apenas demitem a funcionária”, conta a psicóloga. Ângela explica que, durante as dinâmicas promovidas pela empresa, as atitudes das candidatas são analisadas minuciosamente, em busca de discrepâncias entre o que elas dizem e as informações escritas fornecidas anteriormente. “O ser humano não tem garantia. Não dá para falar que nunca irá acontecer. Mas procuramos trabalhar com um risco mínimo possível.”

Referências falsas
Eliana de Oliveira, supervisora de seleção da Prendas Domésticas, empresa que seleciona profissionais domésticos, conta que, muitas vezes, existem indícios de referências falsas. “Por exemplo, se o endereço da referência é muito próximo ao da candidata, a possibilidade de ser um amigo é grande. Nem todas as mães conseguem enxergar esses detalhes ao contratarem uma babá por conta própria”, diz.

Ela ressalta que nem sempre é má-fé. Muitas pessoas que querem entrar neste mercado de trabalho, mas que não têm experiência, usam este artifício. “A falta de experiência não é um problema, ao contrário do que muitos pensam. O trabalho você pode ensinar, mas índole e caráter, não.”

O comportamento da criança
Em algumas empresas, as candidatas passam por entrevistas com psicólogas que procuram características desejáveis em profissionais da área. “Pessoas carinhosas, calmas, alegres, dispostas e pacientes são as mais indicadas para cuidar de uma criança”, afirma Eliana

Sempre ficar de olho nas reações da criança na presença da babá também é importante. Passado o estranhamento inicial que haverá, já que uma pessoa estranha foi introduzida à rotina de uma criança, a mãe deve procurar por sentimentos de afetividade que a criança tenha pela profissional. “Se a criança gosta da babá e fica feliz na sua presença indica chances muito baixas de que esteja sendo maltratada”, afirma.

Dicas para minimizar riscos na contratação de uma babá:

- colocar anúncios em jornais é contra-indicado pelas profissionais consultadas na matéria

- checar referências somente através de telefones fixos

- faça uma entrevista cuidadosa perguntando sobre como a candidata cuidava das outras crianças, qual era a rotina da casa e as brincadeiras que costumava fazer

- buscar o nome da candidata na internet – sempre lembrando que existem pessoas com mesmo nome e muitos dados falsos na rede que necessitam de uma nova checagem

- informar-se como obter um atestado de possíveis pendências jurídico-criminais atuais. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, por exemplo, tem esse serviço disponível através do site

Continue lendo em Filhos:
- Creche ou escolinha: vantagens e desvantagens
- Avó ou outro parente: vantagens e desvantagens


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.