Segundo estudo, crianças com alto nível de triclosan, componente químico presente no produto, têm mais chance de desenvolver rinite

Excesso de limpeza: componente de sabonete antibactericida pode diminuir imunidade natural
Getty Images
Excesso de limpeza: componente de sabonete antibactericida pode diminuir imunidade natural
Crianças e adolescentes excessivamente expostos a sabonetes antibactericidas com o componente químico triclosan podem correr riscos maiores de desenvolver rinite alérgica (febre do feno) e outras alergias. A constatação sugere que o excesso de limpeza, na verdade, pode deixar as pessoas doentes.

O estudo também mostra que a exposição a altos níveis de bisfenol A (BPA) pode enfraquecer o sistema imunológico dos adultos.

O triclosan é um agente antimicrobiano amplamente usado em produtos como sabonetes antibactericidas, pastas de dentes, aparelhos médicos e pacotes de fraldas. Acredita-se que o bisfenol A, usado para fazer diferentes tipos de plásticos e outros produtos de consumo, afete os hormônios.

Neste estudo, pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan analisaram dados do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos dos anos de 2003 a 2006. Foram comparados os níveis de triclosan e BPA presentes na urina com os níveis de anticorpos citomegalovírus (CVM) e diagnósticos de alergias ou rinite em adultos e crianças acima dos 6 anos de idade.

Os pesquisadores descobriram que crianças e adolescentes com altos níveis de triclosan apresentam maior probabilidade de serem diagnosticados com rinite e outras alergias. Os resultados do estudo foram publicados na edição online da revista especializada “Environmental Health Perspectives”.

“As descobertas sobre o triclosan nos grupos de pessoas mais jovens pode sustentar a ‘hipótese da higiene’, que diz que viver em ambientes limpos demais pode impactar nossa exposição a microorganismos benéficos ao desenvolvimento do sistema imunológico”, disse em um informativo a pesquisadora Allison Aiello, professora associada da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan.

Aiello ressaltou que o triclosan pode alterar os microorganismos aos quais somos normalmente expostos de forma a afetar o desenvolvimento do sistema imunológico das crianças. “Pode-se dizer que as pessoas devem tomar cuidado para não serem limpas demais”, sugeriu Aiello.

(Tradução: Claudia Batista Arantes)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.