Publicidade
Publicidade - Super banner
Filhos
enhanced by Google
 

Respeito é chave da educação de adolescentes

A psicóloga Elizabeth Cardoso lança livro com dicas práticas para criar uma relação mais firme entre jovens e seus pais

Redação Delas |

Getty Images
Pais devem ser coerentes e manter a comunicação de forma natural
Todo mundo sabe que a adolescência é uma época cheia de transformações e conturbações na vida de qualquer ser humano. Porém, não é uma idade complicada apenas para os que a vivem, mas também para os que acompanharam o desenvolvimento até então: os pais, que precisam protegê-los e incentivá-los. Uma tarefa nem sempre fácil, mas a psicóloga Elizabeth Cardoso conseguiu reunir as revelações essenciais para esta empreitada.

Autora do livro “Criando Adolescentes em Tempos Difíceis”, Elizabeth reúne em oito capítulos o que deve estar presente na educação que os pais oferecem aos filhos para que eles tenham bons exemplos – o que inclui dar aos jovens a chance de mostrarem seus valores e serem compreendidos.
De acordo com a publicação, numa época em que a maioria dos adolescentes é vista como irresponsável, os pais precisam entender uma série de atitudes e colocá-las em ação. “É preciso levar em consideração que a adolescência é um período de muito sofrimento, por causa das mudanças hormonais e das próprias conexões cerebrais, então deve-se entender que o filho não é agitado, irritado ou agressivo porque ele não presta”, explica a autora.

 

Para a psicóloga, que levou seis anos analisando o comportamento entre pais e adolescentes para escrever o livro, uma das maiores necessidades do relacionamento entre eles é o diálogo. “E diálogo não é sermão”, afirma Elizabeth, que já ouviu muitos pais cometendo um erro comum: para demonstrarem interesse, perguntam aos filhos sobre a escola e as notas, sem saberem que estão afastando os adolescentes desta maneira. “É preciso interagir na hora em que ele está vendo algum programa de televisão, perguntar sobre aquilo que ele gosta de fazer”, conta a psicóloga, que mantém a postura de que muitos adultos ainda precisam aprender a ouvir os filhos.

Respeito e exemplo
Para mostrar aos pais tudo o que engloba o mundo adolescente e sugerir as melhores posturas para guiar os jovens, a psicóloga aborda no livro temas como sexualidade, irmãos, amizades, aprendizagem, futuro profissional e distúrbios físicos e psicológicos comuns nesta etapa da vida. Os pais, donos de papéis fundamentais, devem estar atentos a todas as mudanças, pois já não podem tratar o filho como uma criança.

Além disso, Elizabeth alerta para o cuidado que precisa ser tomado em relação às mensagens contraditórias lançadas aos adolescentes. “É preciso coerência na educação, de ambos os lados. Por exemplo: Não pode liberar uma cerveja ao menor de idade. Se o álcool é o maior problema do adolescente atualmente, se o alcoolismo faz mal, não pode beber só porque está com o pai. É preciso manter uma postura”, conta a autora, que acredita na dedicação e na paciência da educação, ainda mais quando as regras e os limites da família estão em xeque.

Também é importante lembrar que, no caso de pais separados, o que o filho espera é que eles continuem amigos. Com isso, é inadmissível que eles destruam a imagem do outro. Segundo Elizabeth, quem vai perceber o tipo de pai que tem (e o tipo de mãe também) é o próprio jovem e, assim, tirar as próprias conclusões.

O livro da psicóloga, que também escreveu “Criando filhos em tempos difíceis – Atitudes e brincadeiras para uma infância feliz”, busca melhorar o relacionamento entre pais e adolescentes, jovens e adultos, e valoriza sempre o respeito como principal gancho para outras essencialidades. “Quando a gente tem respeito pelo filho, ele também fará o mesmo e respeitará os pais”, constata Elizabeth, baseada em toda sua experiência.

Título: Criando adolescentes em tempos difíceis
Autor: Elizabeth Monteiro
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 39,10
Páginas: 176

Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br

 

Leia tudo sobre: adolescentespais e filhoslivrodicas

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG