Dicas para garantir que o seu bebê durma tranquilamente

O primeiro mês de vida do bebê é um período de adaptação . Tudo é novo: o ambiente, os sons, as pessoas. Para facilitar esse processo, é importante estabelecer uma rotina , para que a criança se acostume com sua nova realidade.

A enfermeira da UTI Neonatal da Maternidade São Luiz (SP), Monica Maria da Nobrega Cardoso, trabalha há 15 anos com recém-nascidos e dá as dicas para as mães.

Como garantir o sono tranquilo do seu bebê:

- O quarto em que ele vai dormir tem que ser tranquilo , mas não é preciso exagerar. As crianças se acostumam com os barulhos da casa, desde que eles não sejam em excesso.

- Se o bebê não  acordar para mamar, você pode acordá-lo. Não é bom deixar o bebê dormir por mais de 4 horas nos primeiros dez dias de vida, afirma a enfermeira.

- Antes de colocar o bebê para dormir, é bom trocar a fralda e colocar uma roupa confortável . O bebê é como a gente e se tiver alguma coisa incomodando, ele não consegue relaxar e dormir.

- Quando possível, dê um banho nele. Os banhos ajudam a acalmar e facilitam o sono.

O recém-nascido é muito ligado à rotina . Por isso, é muito importante que haja uma boa integração entre os pais e o bebê no início, explica a enfermeira. Ela também diz que, a partir do momento que o bebê e a mãe estiverem acostumados, esses horários rigorosos podem ser ampliados e outras atividades podem começar a fazer parte do dia-a-dia da família.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.