Publicidade
Publicidade - Super banner
Filhos
enhanced by Google
 

Brincadeiras para estimular os sentidos e melhorar a coordenação

A participação da mãe é fundamental nesse momento em que tudo é uma nova descoberta

Paula Bosi |


Thinkstock
Tudo que a criança aprende no primeiro ano de vida passa pelos sentidos

Os primeiros três anos dos bebês são muito importantes para o desenvolvimento psicomotor e emocional. Para os bebês de até 6 meses, esta é a fase de descobrir o próprio corpo e o mundo ao seu redor: eles já seguram os pezinhos, colocam as mãos na boca, prestam atenção nos barulhos e sorriem quando você faz graça perto dele.

Até 3 meses: estimule os sentidos

Tudo que a criança aprende no primeiro ano de vida passa pelos sentidos -- audição, olfato, visão, tato e paladar. Assim, é importante estimular os sentidos desde o nascimento, por exemplo, colocando móbiles no berço, chocalhos, brinquedos musicais, fazendo atividades com espelho.

Leia mais
100 Brincadeiras: escolha a ideal para fazer com seu filho

A visão do recém-nascido ainda não está muito nítida, mas ele consegue diferenciar o claro do escuro e focalizar objetos a uma distância de até 30 centímetros. Sua predileção é pela cores vivas, como o vermelho e o azul. Nessa fase, brinque de sumiu e achou!, escondendo os objetos dele (como os brinquedos) debaixo de um pano e descobrindo-os logo em seguida.

Outra boa brincadeira, para estimular a audição, é fazer sons variados com a boca, por exemplo, estalando a língua, imitando pássaros e animais. Isso vai ajudar seu bebê a distinguir os sons, além de se divertirem muito!

Mariana Newlands
100 Brincadeiras: escolha a ideal para seu filho
De 3 a 6 meses: foco na coordenação motora

A partir dos três meses, o bebê começa a adquirir maior coordenação das mãos e dos olhos. Gosta de agarrar os objetos e sorri para as pessoas que são familiares. É o início da interação social do bebê. Você pode ajudá-lo no desenvolvimento motor com a brincadeira do abre e fecha: coloque vários brinquedos pequenos perto dele e estimule-o a pegar e soltar um de cada vez.

Para estimular a visão e a capacidade de focalizar os objetos à distância, uma brincadeira divertida são os fantoches, que podem entreter e conversar com a criança na hora da comida, por exemplo. Também são estimulantes para o bebê nessa fase os brinquedos com variedades de sons, cores e luzes.


Leia mais
Qual a quantidade ideal de brinquedos para o meu filho?
De menino, de menina: brincadeira tem sexo?
A importância do brincar

Leia tudo sobre: até 6 mesesbrincadeirasdesenvolvimento

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG