O que perguntar e com o que se preocupar na primeira visita do seu bebe ao medico

A primeira visita do bebê ao pediatra  é um momento muito importante para ele e para toda a família. Neste momento, o médico vai conhecer a criança e acompanhar seu desenvolvimento, além de saber do seu histórico familiar e tirar todas as dúvidas que os pais podem ter.

Por isso, a escolha do pediatra que vai acompanhar a saúde do seu bebê pelos próximos anos é uma das decisões mais importantes a se fazer. O pediatra Jose Gabel , presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo, ajuda com essa decisão:

Como escolher um pediatra para o meu filho?

De acordo com Gabel, existe uma série de questionamentos que a família deve levar em conta na hora de decidir quem vai cuidar do bebê. A escolha deve ser feita preferencialmente através de indicação profissional , acredita o médico.

Os aspectos a serem analisados pelos pais vão além da empatia . E preciso prestar atenção na linha de conduta adotada pelo pediatra. Em geral, um médico pode ser alopata (tradicional, que combate as doenças com remédios reagem com sintomas opostos), homeopata (trata os sintomas com versões diluídas de seus próprios agentes, buscando um tratamento menos intervencionista) ou a ntroposófico (que não enxerga somente a doença, mas busca ver o paciente como um todo na hora de tratar).

Verifique se o profissional faz parte da Sociedade Brasileira de Pediatria e tente conhecer um pouco sobre ele antes de decidir. Além disso, e preciso lembrar de detalhes práticos , como a disponibilidade do pediatra, a distância entre o consultório e sua casa, se o profissional atende seu convênio.

E quando devo escolher?

Acho que a melhor hora de tomar essa decisão e no último mês da gravidez , afirma Gabel.

Quando visitar o pediatra pela primeira vez?

De acordo com o médico, o ideal e que a primeira visita seja feita antes mesmo de o bebê nascer , pois conhecer aquele que vai cuidar e interagir com a família e muito importante.

Se tudo estiver bem, a primeira visita ao pediatra após a alta da maternidade deve acontecer no máximo até uma semana após o nascimento , explica Gabel.

O que devo perguntar para o pediatra na primeira consulta?

O médico afirma que as primeiras consultas servem, em geral, para dar orientações gerais e tranquilizar os novos pais. Para ele, essses momentos também são fundamentais para realizar o controle de peso do bebê.

O pediatra cita uma série de assuntos que fazem parte dessas primeiras visitas ao consultório. São abordados assuntos como aleitamento materno , cólicas, icterícia, regurgitações, vômitos, gases, sons e ruídos emitidos pelo bebê, soluços, características de fezes, higiene corporal , o banho de sol, vacinas , quantidade de roupas, controle de temperatura, além de temas de interesse particular de cada família, elenca.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.