Filmes, videoclipes, blogs: mães contam como guardam as recordações dos primeiros anos de seus filhos

O tradicional “álbum do bebê” tomou novas formas, cores e ganhou um aspecto muito mais personalizado. Conversamos com algumas mães, que contaram como registram as memórias da infância de seus filhos: diários, videoclipes, livros. Inspire-se com as dicas e escolha como você vai contar para o seu filho a incrível história dele mesmo.

Silvana e Catarina com uma foto de quando a menina era bebê: quarto com pinturas feitas pelo pai e diário dos primeiros dias
Alexandre Carvalho/ Fotoarena
Silvana e Catarina com uma foto de quando a menina era bebê: quarto com pinturas feitas pelo pai e diário dos primeiros dias
Diário da chegada
Catarina chegou antes do tempo. Nasceu prematura e ficou quase um mês internada. O casal guardou por mais alguns dias a grande surpresa preparada pelo pai, o publicitário César Fuster: uma parede toda pintada por ele em seu quarto. Mas nem por isso eles deram menos importância aos momentos especiais no hospital: conforme Catarina ia ganhando peso, a mãe Silvana Fuster comprava uma bonequinha – uma maneira de tornar a luta mais leve e registrar um momento de vitória.

Em um diário , familiares e amigos deixavam as mensagens de boas-vindas para a menina. “Queríamos registrar o que as pessoas estavam sentindo, para ela ler um dia”, conta Silvana, que também contabiliza, entre as recordações da filha, as primeiras havaianas, as primeiras roupinhas, um álbum de fotos feito por um profissional e até mesmo objetos trazidos da maternidade.

Leia também: gravidez semana a semana

Blog de presente
A arquiteta Katarina Pesci tinha muitos planos para a chegada de Tomás: queria que ele viesse ao mundo naturalmente, em casa. Os momentos foram registrados por uma câmera, o vídeo foi delicadamente editado pelos próprios pais e posteriormente publicado em um blog restrito criado para o filho durante a gravidez. “Sou a quarta filha, não tive álbum de bebê, nada disso”, explica Katarina. “A gente queria escrever tanta coisa, colocar fotos, vídeos, e os álbuns convencionais não davam conta!”. Ao chegar à adolescência, Tomás poderá ler tudo como um presente. Agora grávida do segundo filho, Joaquim, ela já prepara o mesmo caminho.

Trilha sonora da infância
Desde que sua filha nasceu, há quase dois anos, a servidora pública Aline Sampaio já pensava em homenageá-la de alguma forma especial. Contratou um fotógrafo durante a gravidez e, após o parto, montou uma caixa com fotos separadas por meses até que completasse um ano. Mas faltava algo e Aline ficou encantada com a ideia de fazer um videoclipe . “O resultado ultrapassou as minhas expectativas, foi muito bem produzido, feito com muito zelo e carinho”, afirma.

O trabalho envolveu a criação de uma composição específica para a família, captação de imagens, gravação em estúdio, arranjos e edição. “Trabalhar a musicalidade latente do amador sempre traz um sorriso de contentamento”, afirma o produtor musical Clower Curtis, da Bebê Composer, idealizador do projeto. Se tudo correr como planejado, o videoclipe fica pronto 15 dias depois da encomenda.

Linguagem de cinema: produtora faz filmes de quatro minutos com três horas de filmagens
Lado de Dentro
Linguagem de cinema: produtora faz filmes de quatro minutos com três horas de filmagens
Documentário familiar
A produtora Lado de Dentro apostou na linguagem de cinema para captar a espontaneidade das crianças e familiares e produzir filmes exclusivos. A mãe Júlia Ferreira, por sua vez, apostou neste trabalho para guardar para sempre a imagem de seus dois filhos, Fernando e Bruno, de um e três anos, respectivamente. “Eu só dei a sugestão de usarem uma música nacional para acompanhar as imagens”, conta ela. O tempo de gravação e o custo do trabalho variam conforme a proposta, mas a equipe – que conta também com um fotógrafo parceiro – produz filmes de cerca de quatro minutos com o material adquirido em apenas três horas de filmagem.

Para a posteridade
Mesmo as histórias tristes podem ganhar um final feliz quando são recontadas. Deborah Menderico, por exemplo, foi presenteada pela mãe depois de sua morte. “Ela escrevia um diário para nós, que só fui ler aos 19 anos”, conta. Lá estão conselhos, lembranças e até mesmo registros do cotidiano que começaram a ser escritos a partir do nascimento dos filhos. “Ela até comenta dificuldades financeiras”, observa. Deborah planeja fazer o mesmo para os seus filhos, mas admite ficar triste ao pensar que só pôde ler depois que a mãe se foi.

Francisco, de apenas quatro anos de idade, tem uma história diferente – seu pai morreu antes que ele nascesse. Cristiana Guerra, a mãe, enfrentou a perda do companheiro grávida e traçou uma meta: colocar em um blog todos os sentimentos entre ela e o marido, e os do marido pelo filho ainda não nascido. “Os registros foram a minha forma de fazer meu filho encontrar o pai. E fiz isso enquanto era tempo, pois sabia que iria esquecer, me distanciar da imagem do Gui, para seguir em frente”, conta ela. “Escrevi enquanto doía mais, enquanto a saudade e a lembrança eram mais vivas. E quando o mais importante estava registrado, me senti em paz para seguir em frente”. “Para Francisco” sensibilizou tanta gente que foi transformado em livro homônimo (Editora Arx) e virou uma lição de vida para o filho e para os leitores.

Personagem principal
Livros personalizados , em que a criança é colocada como personagem principal da história, também estão se tornando populares. Diversas empresas oferecem o serviço, dispondo de dezenas de títulos fixos (alguns clássicos, como “Aladin” ou “Pocahontas”). Os pais enviam fotos e informações sobre o filho e as empresas adicionam isso à história. Há também revistas temáticas. O estúdio BabooPix, por exemplo, dispõe de diferentes modelos para os pais escolherem. Depois, só precisam enviar as fotos e os textos contando um pouco sobre a história das crianças.

Integrado ao mundo
O livro “Um Dia Memorável”, produzido pelo médico Flavio Orsini Filho, é uma espécie de álbum de notícias . Além de contar com o mapa astral da criança, ele dá espaço para diversas informações da época do nascimento da criança: o valor do salário mínimo, as músicas de mais sucesso, os filmes em cartaz, os ídolos do futebol e muito mais. A publicação conta também com uma cópia da primeira página dos jornais mais importantes do dia.

Serviço

Bebê Composer - www.bebecomposer.com.br

Lado de Dentro - www.ladodedentro.com

Livros Infantis - www.livrosinfantis.com.br

Livros Personalizados para Crianças - www.livrospersonalizados.net

Baboo Pix - www.BabooPix.com.br

Um Dia Memorável -  www.memoravel.com.br/loja

Fazendo Pose -  www.fazendopose.com.br

Angela Sayuri -  www.angelasayuri.com

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.