Dê preferência a acomodações com cozinha, leve um higienizador bactericida e não se esqueça da muda de roupa extra para os pais também

Julia no México, aos dois anos e meio, prova um sombrero
Arquivo pessoal
Julia no México, aos dois anos e meio, prova um sombrero
Experientes, os filhos de Cláudia Pegoraro , Sut-Mie Guibert e Luciana Misura já acumularam mais milhas em seus passaportes do que muitos marmanjos por aí. Felipe, de dois anos, conhece o Nepal; Clara, 3, já viajou para o Marrocos e Julia, de três anos e meio, aprendeu a falar “gracias” durante a estadia no México ( leia as histórias delas aqui ).

As três deram algumas dicas práticas importantes para os pais que vão encarar uma viagem – além dos resorts ou da Disneyworld – com as crianças. Leia abaixo.

Antes da viagem

- Cheque os tamanhos das roupas e sapatos dos pequenos , principalmente se o destino tem um clima ou estação do ano diferente da temperatura à qual a família está acostumada.

- Verifique se é fácil encontrar fraldas, papinhas e lencinhos no local escolhido. É prudente levar um pacote de cada : caso você chegue tarde da noite em um lugar desconhecido, sem dominar a língua, não precisará se preocupar em achar uma farmácia aberta.

- Hotel, pousada, apartamento, casa alugada, não importa: seja qual for a opção escolhida, cheque se haverá berço para o bebê , se há roupa de banho e cama e principalmente em que andar fica o quarto ou apartamento. Previna-se quanto à abertura de janelas e varandas. Cheque a disponibilidade de microondas e frigobar . São uma mão na roda para esquentar um leite ou uma comidinha de emergência.

- Não se esqueça das “referências portáteis”: leve livros, brinquedos, bonecas, bichinhos de pelúcia . Toda criança precisa desse conforto, principalmente para quando a viagem não está agradando tanto assim, como durante as intermináveis horas dentro do avião. Escolha os preferidos da criança e priorize os que ocupam menos espaço na bagagem.

- Monte um kit de remédios : analgésicos, antitérmicos, antialérgicos, remédio para vômitos, soro fisiológico e toda medicação de hábito da criança. Inclua também um bom protetor solar e repelente de insetos. E não se esqueça do telefone do pediatra.

- Cheque a carteira de vacina e aproveite para colocá-la em dia com o calendário de vacinas estipulado pelo governo. No Ambulatório do Viajante, no Hospital das Clínicas e na Escola Paulista de Medicina, em São Paulo, é possível fazer uma consulta para verificar se as vacinas estão em ordem e que outras você precisará tomar, dependendo do destino de sua viagem.

- Se seu filho é alérgico a determinado tipo de alimento, pesquise locais onde é possível encontrar comida adequada .

- Faça um seguro saúde com assistência médica local .

- Lembre-se dos equipamentos necessários para a “portabilidade” de seu filho: carrinho de passeio, cadeirinha de carro, bebê conforto , etc.

- Comidinhas e bebidinhas: leve no avião algumas coisas que seu filho gosta de comer e beber . Lembre-se que a comida do avião é bem pouco palatável.

Leia mais: dicas para viajar de avião com as crianças

Felipe no Nepal: descoberta de outras culturas
Arquivo pessoal
Felipe no Nepal: descoberta de outras culturas
Durante a viagem


- Beba e ofereça ao seu filho somente água mineral . E evite gelo em países de saneamento duvidoso.

- Alimentação: no caso de bebês, uma boa alternativa são os potinhos prontos . Comprar alimentos no local, lavá-los bem ( levar um higienizador bactericida , como o Hidrosteril, é recomendável ) e oferecê-los sempre cozidos em vez de crus é a melhor opção. Dê preferência a acomodações com cozinha. Também é preferível descascar as frutas , principalmente em locais de condições higiênicas suspeitas.

- Durante os passeios, além do kit extra de roupas para o seu filho, leve sempre um kit de troca para o pai e a mãe . Crianças pequenas costumam sujar tanto suas roupas como as dos pais.

Depois da viagem


- Promova conversas sobre os locais onde vocês estiveram . Veja os álbuns de fotos e relembre os bons momentos com a criança.

Leia também
Sempre juntos: outros pais que viajam com as crianças
A grande viagem de Nalu
Guia de boas maneiras no avião

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.