Guia do Bebê

Ao completar 1 ano, o bebê já anda e fala. E começa uma nova etapa, cheia de desafios

Compartilhar:
1 ano
Primeiros passos
Se ainda não aconteceu nos meses anteriores, certamente o bebê vai dar os primeiros passinhos agora, ainda que com algum tipo de apoio.

Paralelamente surge a crise da ambivalência, que consiste no desejo de ser independente e na necessidade de ser dependente. Como toda crise de crescimento, isso pode afetar o sono e o apetite do bebê.

A linguagem continua a se desenvolver. Palavras como “mamãe” e “água” podem ser as primeiras na fase. Há bebês que começam a caminhar e a falar quase ao mesmo tempo, mas é mais comum que uma função seja dissociada da outra.

Agora começa uma nova etapa de desenvolvimento, com mais autonomia e capacidade de comunicação.
Dica do especialista

Estimule o bebê a andar pequenas distâncias. Por exemplo: a mãe o segura pelos bracinhos, enquanto o pai espera à frente. Ao dar alguns passinhos, o bebê vai se sentindo mais seguro para encarar caminhadas mais longas.

FONTES: Dra. Ana Escobar, pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo; Dr. Carlos Corrêa, pediatra, neonatologista e avaliador da iniciativa "Hospital Amigo da Criança" pelo Ministério da Saúde; Dra. Cylmara Gargalak Aziz, pediatra do Hospital São Luiz; Dr. Leonardo Posternak, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein.
Ver de novo