Especial Mães & Filhos

Acompanhe a cada semana sua gravidez

Gravidez Semana a Semana

Fique informada semana a semana sobre sua gravidez. Nós preparamos para você, mãe, uma série de dicas e curiosidades para ajudá-la nesse período de tantas dúvidas. Veja fotos, vídeos e não seja uma mãe de primeira viagem.

Em qual semana de gestação você está?

Semanas 1 e 2

Reprodução

Grávida não come por dois nem faz dieta. Você deve fazer seis refeições bem equilibradas por dia, a cada três horas”

O bebê

O ovo ou zigoto se forma com a fecundação do espermatozóide com o óvulo. Ele, conterá 46 cromossomos e 48 mil genes, com os fatores hereditários do pai e da mãe. 24 horas depois da fecundação, o ovo se divide em duas células, que se dividem em quatro e assim por diante...
O zigoto começa a produzir um hormônio especial, que é exclusivo da gravidez - a gonadotrofina coriônica, cuja missão é proteger o feto e colá-lo na parede uterina.

A mãe

Parabéns, você está grávida!
A primeira consulta ao obstetra vai ser longa porque você terá muitas dúvidas e todas devem ser respondidas. Seu médico vai pedir exames laboratoriais de sangue, urina e fezes. No exame médico, ele vai medir a pressão arterial e o pulso, vai verificar seu peso e examinar os seios.
A orientação dietética é essencial: coma mais vezes ao dia, em menor quantidade. Esqueça aquele ditado que grávida come por dois! Coma com qualidade e fragmentado em seis refeições ao dia, a cada três horas. Pare de fumar e peça para seu companheiro não fumar no mesmo ambiente que você estiver.

O pai

Parabéns, você vai ser pai!
A primeira coisa a fazer é escolher o time de futebol para o qual o bebê vai torcer - claro que o mesmo que o seu! Depois, vêm as dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê durante a gestação e a preocupação com a saúde da esposa. Nesse momento, toda informação é importante para que os próximos meses sejam preenchidos de muita alegria, saúde e compreensão. Primeira atitude de pai: pare de fumar no ambiente onde estiver a gestante.

Semanas 3 e 4

Reprodução

Cuidado com produtos químicos. Evite usar aqueles com amônia, por exemplo, como as tinturas para cabelo e alguns produtos de limpeza”

O bebê

A placenta começa a se formar. É um órgão inteligente, um filtro que escolhe o que o feto necessita e o que ele rejeita. O bebê está cercado de água, o líquido amniótico, que contém glicose, sais e serve para ajudar as trocas entre o organismo materno e o feto e ainda protege o bebê.

A mãe

Por ora, evite os exercícios físicos de impacto, como: step, musculação, corrida, jogar tênis ou fazer cavalgada. Prefira as caminhadas, alongamentos e ioga. Aproveite o ritmo mais calmo do exercício para ir acolhendo o bebê no seu corpo, na sua vida.
É bom tomar cuidado com produtos químicos como a amônia. Por isso, acostume-se a ler os rótulos das tinturas para cabelo e dos produtos de limpeza.
O médico prescreverá por três a quatro meses o ácido fólico, 5 mg, que ajudará na placentação e formação de tubo neural (o sistema nervoso central do bebê).

O pai

A placenta começa a se formar. É um órgão inteligente, um filtro que escolhe o que o feto necessita e o que ele rejeita. O bebê está cercado de água, o líquido amniótico, que contém glicose, sais e serve para ajudar as trocas entre o organismo materno e o feto e ainda protege o bebê

Cuidados para estas semanas

Pode

  • Tingir o cabelo com produto sem amônia
  • Fazer caminhada, alongamento, ioga
  • Beber muita água
  • Comer em intervalos de 3h

Não pode

  • Fumar - pare imediatamente!
  • Fazer exercícios físicos de alto impacto (correr, step, spinning, artes marciais)
  • Tomar medicamentos sem prescrição medica

Dicas úteis

  • Procure uma nutricionista para manter uma dieta balanceada e adequada para toda gestação e uma personal para indicar as atividades físicas

Créditos: Todas as imagens gentilmente cedidas pelos usuários foram obtidas através de técnicas sofisticadas de ultrassonografia, inclusive em 3D

  1. Anterior
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. 6
  8. 7
  9. 8
  10. 9
  11. 10
  12. Próxima
Ver de novo