Pesquisa mostra que impacto dos jovens nos adultos é maior do que se pensava

Filhas adolescentes influenciam nas escolhas de compras maternas
Getty Images
Filhas adolescentes influenciam nas escolhas de compras maternas
As filhas têm uma forte influência nos hábitos de compras das mães – mas o efeito contrário não é igual. É o que sugere um novo estudo realizado nos Estados Unidos.

Leia também: os desafios da adolescência e como enfrentá-los

A pesquisa, recém-lançada no “Journal of Consumer Behavior”, foi feita pela Fox School of Business, da Universidade de Temple, nos EUA. O resultado sugere que adolescentes podem ter mais impacto nas escolhas dos pais do que se acreditava antes.

O estudo incluiu 343 pares de mães e filhas. Elas responderam a um questionário sobre a compra de itens pessoais como roupas e maquiagem. A média de idade das mães era de 44 anos e das filhas, 16.

Mães consideradas jovens de espírito, ligadas em moda e que viam suas filhas como experts no assunto tiveram propensão a imitar as escolhas de compra das meninas. No entanto, as mães não tinham o mesmo efeito sobre suas filhas.

"Esta pesquisa fornece um suporte inicial à noção de socialização reversa e sugere que o impacto dos adolescentes em seus pais é muito maior do que se considera”, comentou Ayalla Ruvio, autora da pesquisa e professora assistente de Marketing na Fox School of Business, em um informativo da universidade.

Leia também
Livro derruba mitos sobre a criação dos filhos
Você respeita a privacidade do seu filho?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.