Sucesso de audiência no Youtube, vídeos com cenas cotidianas de crianças caem nas graças dos internautas e rendem dinheiro às famílias

Os gêmeos Gustavo e Guilherme: famosos pela morte da formiguinha
Arquivo pessoal
Os gêmeos Gustavo e Guilherme: famosos pela morte da formiguinha
"Não fecha a porta, tá? Tranquilo?” e “Que dó, que dó”. Se você sabe do que estamos falando, deve conhecer a menina Isabela, de três anos, e os gêmeos Gustavo e Guilherme, da mesma idade.

Autores das frases acima, eles estrelam vídeos corriqueiros e espontâneos, captados por seus pais e publicados no Youtube. Juntos, já renderam mais de 60 milhões de visualizações. E, graças ao sucesso alcançado na rede, agora viraram garotos-propaganda.

Leia também
- Como a internet mudou a maternidade
- Como compartilhar fotos do seu filho com segurança

Hoje, por onde passam, as crianças são reconhecidas. A viralização dos vídeos rendeu às famílias convites para participação de programas de TV, entrevistas para diversos veículos de comunicação, presentes, e, recentemente, o convite para encabeçar a campanha publicitária da marca de roupas infantis Brandili Têxtil.

Noemi Lisboa do Nascimento, mãe dos gêmeos, mal conhecia o Youtube, nem imaginava que aquele “sim, pode publicar”, dito para sua irmã, mudaria a vida da família. Tampouco passava pela cabeça do designer Felipe Horst, pai de Isabela, que a filha ficaria famosa na web a ponto de virar “o membro mais ‘rico’ da família”, como ele brinca.

Mas como estas crianças caíram no gosto do público, indo dos vídeos caseiros divertidos, como os feitos por toda família, ao sucesso na rede?

Os gêmeos Gustavo e Guilherme: famosos pela morte da formiguinha
Arquivo pessoal
Os gêmeos Gustavo e Guilherme: famosos pela morte da formiguinha
Lucros para o futuro

Felipe Horst conta que a ideia de publicar os vídeos da filha no Youtube surgiu na época em que moravam em Goiás, enquanto parte da família vivia no Rio Grande do Sul. “Pensamos em publicá-los para que os avós, tios e primos pudessem acompanhar o crescimento dela”.

Com mais de 12 milhões de visualizações, o vídeo que tornou Isabela famosa mostra a menina dando uma bronca no pai por ter fechado a porta. Em linguagem incompreensível – a não ser para os pais – ela pede a ele para não fechar mais a porta. Finaliza a bronca com “tranquilo? Pode ser?” e um sinal de positivo com o polegar. Despretensiosa e espontânea, a cena caiu nas graças dos internautas.

Além desta, outros momentos cotidianos da menina estão na web. No quarto, cantando parabéns para a tia, conversando com o ‘piu piu’, contando histórias e outras. “Juntos, os vídeos da Isa têm hoje mais de 31 milhões de visualizações. Além disso, ela tem mais de 45 mil de seguidores no Facebook e uma boa legião de fãs”, fala o pai da menina com orgulho.

O sucesso foi tamanho que representantes do Youtube entraram em contato com a família para sugerir a inserção de publicidade. A participação nos lucros custeou uma cirurgia de Isabela e o tratamento de um problema no braço . “Estamos pensando no futuro dela e, por isso, parte desse dinheiro está sendo aplicado para que a Isa invista no curso universitário ou na compra de um imóvel”.

null

Os gêmeos Gustavo e Guilherme: famosos pela morte da formiguinha
Arquivo pessoal
Os gêmeos Gustavo e Guilherme: famosos pela morte da formiguinha
Formiguinha de ouro

Em maio de 2011, a tia dos gêmeos Guilherme e Gustavo pediu autorização à irmã para publicar no Youtube o vídeo caseiro em que um dos meninos chora e repete “que dó!” porque o irmão matou uma formiguinha.

Hoje, a dupla, que adora mexer com terra e brincar no quintal da casa onde vivem, em Capão Bonito (SP), não pode nem pisar na rua sem ser imediatamente reconhecida.

A mãe conta que sempre teve o hábito de registrar todos os passos dos filhos em fotos e vídeos. “Eu estava quase guardando a câmera quando ouvi o choro do Gustavo e continuei filmando. Fiz o vídeo em 2009, quando eles tinham dois anos e meio, mas só no ano passado foi publicado no Youtube, quando pedi à minha irmã para baixar as fotos e os vídeos na casa dela, pois estava com problemas no meu computador. Foi quando ela viu o material e publicou na internet”.

Não demorou nada para os gêmeos conquistarem os internautas. Em menos de três semanas o vídeo já contabilizava sete milhões de visualizações. Hoje, registra quase 27 milhões de exibições.

Pouco tempo depois, estava na web o vídeo ‘A Volta da Formiguinha’, que mostra a alegria dos meninos ao receber de presente bonecos da formiga Smilinguido. O choro e a expressão ‘que dó!’, ouvidos no primeiro vídeo, deram lugar à alegria e ao ‘que lindo!’, no segundo. O Youtube registra aproximadamente sete milhões de visualizações para a ‘Volta da Formiguinha’.

Veja também
Qual o vídeo de criança mais fofo da rede?
Bebê do vídeo mais fofo da internet faz um ano

null


Leia também

Guia do Bebê: desafios e características dos zero aos doze meses
100 Brincadeiras: escolha a ideal para fazer com seu filho

    Leia tudo sobre: youtube
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.