Técnica revela diferenças e similaridades entre irmãos e discute o conflito entre querer ser igual, mas buscar identidade própria

selo

Sophie e Ella: retratos sobrepostos exploram diferenças e proximidades
Caroline Briggs
Sophie e Ella: retratos sobrepostos exploram diferenças e proximidades
A fotógrafa britânica Caroline Briggs iniciou um projeto que explora as noções de identidade entre gêmeos com o uso do recurso fotográfico da exposição dupla, sobrepondo as duas imagens.

Caroline tem uma irmã gêmea e queria abordar a questão de uma forma diferente (veja mais fotos na galeria ao final da página) .

Leia também
Evento comemora Dia dos Múltiplos

"Como a maioria dos gêmeos , detesto ser comparada à minha irmã, e a maioria dos outros projetos com gêmeos tem aquele ar de show de aberrações, de comparação e contraste, que me afasta", disse a fotógrafa à BBC.

"Ao mesmo tempo em que ainda me interesso pelas semelhanças físicas e diferenças entre gêmeos idênticos, também quero explorar a identidade e o lado de emocional de ser uma das metades de um par."

A técnica de Caroline, de exposição dupla, permite que as fotos sejam examinadas em dois níveis. Existe a tentativa de separar as duas figuras mostradas e encontrar uma forma de enxergar as duas faces, mas também há a exploração mais profunda das duas personalidades.

"A batalha entre querer ser parecido e ainda desejar uma identidade separada de seu clone é algo que vivi. Ao criar um único retrato de duas pessoas, surgem as questões a respeito do relacionamento deles e seu desejo, ou falta de desejo, de viver vidas completamente separadas", disse a fotógrafa.

Depois que a foto é feita, as imagens são sobrepostas no processo de pós-produção e então as semelhanças nos rostos são reveladas.

"Às vezes, alguns traços combinam de forma idêntica, outras vezes, os rostos são tão diferentes."

Caroline Briggs continua fazendo imagens para o projeto e os gêmeos interessados poderão entrar em contato pelo site da fotógrafa .

 Leia também
Especial 100 Brincadeiras: escolha a ideal para fazer com seu filho
Gravidez Semana a Semana: as mudanças em você e seu bebê em cada fase da gestação

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.