Silmara Cedini tem dois filhos com pouco tempo de diferença. Cris Poli mostra o que ela pode fazer para disciplinar a caçula

Silmara com as fotos dos filhos João Vitor e Sara: a caçula compete com o irmão e enfrenta a mãe
Bruno Zanardo/Fotoarena
Silmara com as fotos dos filhos João Vitor e Sara: a caçula compete com o irmão e enfrenta a mãe
A família:  Silmara Cedini tem 47 anos e dois filhos. Os irmãos biológicos João Vitor e Sara são adotados e a pouquíssima diferença de idade entre eles – João tem 5 anos e Sara, 4 – acirra a competitividade na casa da assistente administrativa. Além disso, a caçula Sara enfrenta a mãe, faz pirraça e atira objetos pela casa. Silmara a coloca de castigo, mas a menina não fica lá. “É ela quem quer dar as ordens”, resume a mãe.

O conselho: Falta ir até o fim no método de disciplina. Cris Poli explica o método:

1º passo: estabeleça as regras da casa em uma conversa com a família – não pode gritar, não pode brigar com o irmãozinho, tem horário para comer, tem hora para brincar e para dormir, etc – e explique que há consequências para o não cumprimento do acordo.

2º passo: na primeira vez que a criança desobedecer, dê um aviso claro: da próxima vez, ela terá que ficar no cantinho da disciplina.

3º passo: na segunda vez que a criança desobedecer, coloque-a no cantinho da disciplina. O tempo de permanência deve ser, em minutos, o mesmo número da idade dela. Por exemplo: se a criança tem cinco anos, deve ficar por cinco minutos.

4º passo: ao terminar o tempo, converse com seu filho para explicar claramente porque ele ficou ali. Oriente-o a pedir desculpas e o acolha de volta: dê um beijo, um abraço e convide-o a voltar ao convívio da família.

Mas e se... a criança ficar saindo do cantinho? O pai ou a mãe deve buscá-la, colocá-la de volta e começar a contagem de novo. Não importa se a criança leva 40 minutos para cumprir um tempo de cinco: persistência é a qualidade que vai fazer o esforço valer. “Se você desiste, sua autoridade está abalada”, ensina Cris.

>> Cris Poli orienta leitores do Delas

- “De repente, minha filha adolescente virou uma péssima aluna”
- “Meu filho leva uma hora e meia para fazer a tarefa escolar”

Veja também
Educação de A a Z: entenda conceitos fundamentais na criação dos seus filhos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.