Silvio Estevam enfrenta um problema comum a muitos pais: a falta de concentração do filho. Veja a orientação de Cris Poli

Silvio segura uma foto do filho, Rafael, de 9 anos: dificuldades de concentração
Bruno Zanardo/Fotoarena
Silvio segura uma foto do filho, Rafael, de 9 anos: dificuldades de concentração
A família:  Silvio Estevam tem 64 anos e é pai de Rafael, filho único de nove e meio. Rafa é educado, bem disposto e adora desmontar aparelhos quebrados para descobrir como eles funcionam. Mas leva uma hora e meia para fazer uma tarefa de casa que não duraria vinte minutos. “Ele enrola, diz que está com sono e vai dormir. Quando acorda, diz que está com fome e vai tomar um lanche. Depois senta para começar, mas se distrai”, diz o pai, que é comerciante.

O conselho: Descobrir se a escola é adequada para a criança e procurar um médico para analisar a possibilidade do diagnóstico de TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Cris também sugere algumas iniciativas importantes:

- colocar a criança para gastar energia em alguma atividade física. As variedade é imensa: natação, futebol, ginástica, surfe, circo. Descubra do que seu filho gosta e encontre uma atividade que ele pratique com prazer.

- organizar a rotina da criança. Nesta idade, não adianta muito ter uma babá. É importante que os próprios pais organizem a rotina do filho, com hora para comer, hora para descansar, hora para estudar e hora para se divertir. Evite criar períodos de estudo muito longos, alternando atividades diferentes.

Mas e se... os pais não concordarem com a rotina semanal do filho? Se enquanto o pai dá o maior apoio para as aulas de circo a mãe se opõe com medo do risco, a criança vai ficar perdida no meio da indecisão. “O ideal é encontrar uma atividade com a qual pai, mãe e filho estejam confortáveis”, recomenda Cris. Com tanta variedade, deve haver um ponto de acordo.


>>> Cris Poli orienta leitores do Delas

- “Minha filha me enfrenta e compete com o irmão”
- “De repente, minha filha adolescente virou uma péssima aluna”

Veja também
Educação de A a Z: entenda conceitos fundamentais da criação do seu filho

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.