ver novamente

Quero!

Como lidar com os desejos exagerados das crianças

Todos os dias, os pais ouvem a famosa frase: “eu quero!” e, com o reforço da propaganda, fica ainda mais difícil fazer com que as crianças resistam às tentações de consumo. 

“Os pais se endividam para suprir as vontades dos filhos e, muitas vezes, as crianças não acham mais graça depois que ganham o presente, pois veem que o objeto não supriu a sensação de felicidade prometida na propaganda”, explica a psicóloga Maria Helena Masquetti, do Projeto Criança e Consumo.

Muitas crianças, no temor de se sentirem excluídas de um determinado grupo, pedem, insistem e fazem birra até os pais acatarem o pedido - geralmente seguido da frase: “todo mundo tem, menos eu”. Nestes casos, é preciso verificar se não está havendo muita pressão do grupo de convívio para que ela consuma o que os outros têm. 

Se a pressão estiver ocorrendo, é preciso conversar com seu filho e explicar que nem sempre tudo é possível, ou mesmo necessário, de ser comprado. No bate-papo, enalteça também as qualidades e habilidades da criança, procurando aumentar sua autoestima e segurança, para que não se sinta tão aflita por esses objetos.

CONCEITOS RELACIONADOS

todos os conceitos