ver novamente

Fraldas

O treinamento para abandonar as fraldas pode começar por volta dos dois anos

O controle sobre o xixi e o cocô ocorre por volta dos dois anos, embora cada criança tenha o seu próprio ritmo. Mas, ao contrário do que muitas mães pensam, a retirada das fraldas não é um processo doloroso para os pequenos. Esta é uma etapa prazerosa, que torna os filhos mais independentes e se reflete como mais uma conquista de seu desenvolvimento. Por isso, é preciso incentivá-los sempre.

Para estimular o abandono das fraldas é importante que os pais levem a criança ao banheiro constantemente, mostrem como se usa o vaso, ofereçam o peniquinho e acostumem a criança a pedir para ir ao banheiro. No começo, o processo é mais trabalhoso, pois é difícil para a criança definir as sensações de xixi e cocô. Mas, aos poucos, ela vai se acostumando com os sinais do corpo.

O pediatra Marco Antônio de Paula Ramos, da Unifesp, explica que o uso prolongado da fralda pode influenciar no retardamento do controle da micção. Hoje, com a facilidade dos produtos descartáveis, as crianças se sentem mais confortáveis e demoram mais a deixar o hábito. “Por isso, antigamente, no tempo das fraldas de pano, as crianças largavam a fralda mais cedo, pelo incômodo tátil que ela provocava”, explica.

CONCEITOS RELACIONADOS

todos os conceitos