ver novamente

Brincar

Brincar é fundamental no desenvolvimento, pois permite à criança experimentar o mundo e criar

Brincar é extremamente importante para o desenvolvimento da criança, sendo uma das mais importantes vias de comunicação e expressão que ela tem. Quando a menina finge ser professora ou o menino encarna o papel de um super-herói, na verdade, eles estão experimentando como é “ser” o outro. Isso contribui – e muito – para as relações com o mundo.

Além da socialização, outra vantagem da brincadeira é que ela também é precursora da criatividade. A criança que brinca aprende mais , pois explora as coisas, cria e investiga sobre algo que ainda não conhece muito bem.

A participação dos pais é essencial, pois é com eles que a criança aprende a brincar. E não precisa ser uma brincadeira muito elaborada. Basta interagir com os filhos, ensinar como jogar a bola e fazer o gol, por exemplo.

“É preciso se relacionar com a criança de maneira lúdica, engraçada, conversar, dançar”, aconselha a pedagoga Irene Maluf, especialista em psicopedagogia. Também é importante não querer impor a realidade o tempo todo. Até os oito anos de idade, pode-se deixar a fantasia tomar conta das brincadeiras.

CONCEITOS RELACIONADOS

todos os conceitos