Veja como propor atividades interessantes ao seu filho sem comprometer o orçamento doméstico

Um dos dias mais esperados pelos pequenos está chegando. Lembrado por todos como a data para comprar presentes para a criançada, o Dia das Crianças também pode ser comemorado sem gastar muito – e ainda proporcionar momentos de muita alegria para os filhos.

Para isso, é essencial usar a criatividade. Inventar passeios e sugerir atividades lúdicas transformará a data de ganhar presentes em um dia de celebração familiar. A seguir, listamos algumas sugestões criativas de se fazer para inspirar você a planejar bons momentos ao lado da criançada. Confira!


Já que a data combina com celebração, que tal sair um pouco de casa e explorar o mundo com as crianças? Existem muitos passeios gratuitos ou de baixo custo que permitem aos pequenos ampliarem a visão e bagagem de conhecimentos: parques, museus, zoológicos, teatros e até uma ida à sorveteria ou lanchonete proporcionam momentos incríveis.

Segundo Letícia Guedes, psicóloga, é importante que os pais aproveitem as oportunidades de estarem em família. “O beneficio desse contato é importante, pois torna pais e filhos mais próximos e confidentes, fortalecendo o relacionamento entre eles”, diz.

Diversão em primeiro lugar

Se você optou por um feriado econômico entre as crianças, não esqueça de abusar da diversão. Visitar outra cidade e dar um passeio de carro pela estrada, por exemplo, é algo que vai despertar o interesse dos pequenos e deixar o dia ainda mais interessante.

O contato com a natureza e momentos em família é a opção de Caroline Borsetti, publicitária e mãe do Diogo, de três anos. “Outro passeio que sempre faz sucesso é o teatro, ele realmente gosta de assistir as peças e presta muita atenção a tudo que acontece”, conta. Existem muitos espetáculos infantis gratuitos – vale a pena pesquisar e propor uma atividade como essa.

Se você pode esticar o feriado para embarcar numa viagem, a praia garante diversão para as crianças de todas as idades – e também para os pais. “Como o meu filho tem um ano, levo uma piscininha e coloco a água do mar para ele ficar brincando. Ele se diverte bastante”, conta Ariana Cypriano, publicitária. Ela acredita que a data pode ser ainda mais emblemática para os filhos se, além da companhia dos pais, eles possam passar com os amigos.

Seja qual for a sua opção, lembre-se de fazer a alegria da criançada. Um passeio, uma refeição ou até atividades diferentes dentro de casa vai fazer da data um momento inesquecível não só para os pequenos, mas também para os pais. Bom divertimento!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.