Como os jogos auxiliam no desenvolvimento do seu filho

Estimular os filhos a brincar é fundamental para o seu desenvolvimento. Isso porque além de um momento de recreação, a criança também aprende habilidades essenciais para o crescimento.

Desde o nascimento a criança se relaciona com o mundo e é nessa interação que ela desenvolve capacidades motoras, cognitivas, sociais e de linguagem – e o momento do brincar ajuda nesse processo. Confira nas imagens como você pode auxiliar o crescimento do seu filho com a ajuda de jogos e brincadeiras.

Muito se engana aquele que pensa que a brincadeira é apenas um momento de descanso para a criança. Já existem diversos estudos que mostram esse processo como fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. “Ao participar de brincadeiras, a criança explora o ambiente e se entende como um membro da sociedade”, comenta Neide Barbosa Saisi, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP.

Afinal, os jogos eletrônicos atrapalham o desenvolvimento da criança?

Um assunto atual e que divide a opinião de muitos pais é se é recomendado que a criança tenha acesso a jogos eletrônicos, sejam em vídeo-games, tablets, computadores ou smartphones. A professora explica que se exposta a longas horas ao isolamento dos jogos eletrônicos, a criança perde a oportunidade de conquistar o entendimento da dimensão social. “É necessário dosar a quantidade de tempo que ela é exposta a essa tecnologia”, diz.

Uma boa dica é estabelecer horários para as suas atividades. Assim, é possível equilibrar e oferecer aos pequenos todas as possibilidades para conhecer novas brincadeiras e dar mais qualidade ao seu desenvolvimento.

Como estimular seu filho a brincar

Participar das brincadeiras é uma ótima sugestão para passar mais tempo com os pequenos. Além de participar do processo de descobertas da criança, você conhece ainda mais o seu filho e o ajuda a estreitar os laços afetivos.

Brincar de bola, com brinquedos de encaixar e jogos de tabuleiro pode envolver não apenas os pais, mas também irmãos e demais familiares. Ensinar as brincadeiras que você mais gostava quando tinha a idade do pequeno também pode proporcionar um momento prazeroso e cheio de descobertas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.