Especialistas listam as raças mais indicadas para a convivência com crianças

Daniel Svevo, veterinário, adestrador e consultor comportamental da Cão Cidadão , que promove cursos e palestras sobre adestramento, lembra que não é só a raça que determina o comportamento de um animal. "Cabe aos pais supervisionar e determinar como será a interação das crianças com os bichos, sempre com muito respeito e carinho", recomenda.

As 10 raças de cães mais indicadas para crianças

Lhasa-apso

Shih-tzu

Poodle

Schnauzer Miniatura

Beagle

Pug

Boxer

Golden Retriever

Labrador

Sheepdog


As 5 raças de gatos mais indicadas para crianças

Sylvia Roriz, presidente da Confederação de Felinos do Brasil, tem uma biblioteca com quase 700 títulos sobre felinos. Para ela, qualquer gato é adequado para crianças - só depende da criação. Ela explica que os bichanos de pelo longo são menos recomendáveis, devido ao trabalho de escovação, que deve ser diária. Saiba quais são as cinco raças mais indicadas:

- Brazilian shorthair (Brasileiro de Pelo Curto)

- American shorthair

- British shorthair

- Scottish fold

- Bengal


Outras opções de animais

Daniel também indica algumas espécies que exigem cuidados menores, mais adequadas para crianças pequenas. Mas ele lembra: "Uma criança deve aprender a cuidar desses animais sob supervisão de um adulto, o qual será responsável pelo bem-estar e integridade dos animais. A responsabilidade é dos pais".

- Peixes de água doce

- Hamster

- Coelho

- Porco da índia

- Cágado (ou tigre d’água)



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.