Especialista ensina: principal arma para resistência é a alimentação balanceada, ao lado da prática de exercícios

Manter a alimentação saudável pode mais difícil durante as férias de inverno, mas é necessário para reforçar a imunidade das crianças
Getty Images
Manter a alimentação saudável pode mais difícil durante as férias de inverno, mas é necessário para reforçar a imunidade das crianças
As férias escolares durante o inverno estimulam alimentação calórica e pobre em nutrientes. Sem rotinas rígidas e com tempo livre de sobra, as crianças e jovens abusam das guloseimas e acabam ficando muito tempo em frente à TV e no computador, o que pode promover baixa imunidade do organismo, tornando-os suscetíveis às doenças de inverno.

A principal arma para colaborar com a manutenção da imunidade e da resistência do organismo às bactérias e vírus é a alimentação balanceada. Assim sendo, devem-se evitar gorduras e açúcares, pois têm influência negativa sobre as células de defesa do organismo. O ideal é priorizar alimentos ricos em vitaminas B, C, D, ácido fólico e minerais, além de manter a criança hidratada com líquidos como água, sucos de frutas naturais, água de coco e chás - a hidratação é fundamental para as vias aéreas, pois ajuda a evitar infecções respiratórias.

Mais uma dica simples é usar os temperos a favor da saúde. Cebola, alho e alecrim, por exemplo, evitam a multiplicação dos vírus. O iogurte também tem propriedades benéficas, reforçando a imunidade intestinal e dificultando a passagem de vírus e bactérias agressivas para o organismo.

Além de incentivar uma alimentação saudável, os pais devem monitorar o tempo que os filhos ficam na frente da televisão e do computador. Estimulá-los à prática de atividades que movimentem o corpo e agucem a mente é fundamental. Jogos lúdicos de tabuleiro que usem a criatividade e exercícios de quadra - como futebol e vôlei - devem ser praticados mesmo nos dias mais frios.

Outras atitudes que colaboram com a saúde das crianças é evitar lugares aglomerados e não exagerar nos agasalhos durante o período de férias no inverno. É importante agasalhá-las, mas deve-se ter em mente que elas sentem o mesmo calor que os adultos. Sendo assim não se deve exagerar.

Por Silvana Vertematti, cardiopediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.