A chegada de um novo membro na família pode causar diferentes emoções e expectativas, além de acarretar mudanças na rotina e dinâmica do lar. Para os pais o momento é de felicidade e excitação, mas para o primogênito a novidade pode gerar desconforto e estresse. Ao perceber que o bebê pode ter mais atenção dos pais, o filho mais velho pode sentir ciúmes e medo de perder a atenção e carinho que sempre foram destinados exclusivamente a ele.
É importante que os pais saibam que o ciúmes é uma emoção natural, que não pode ser controlada. Para evitar conflitos e tornar o momento especial para toda família, as psicológicas especialistas em saúde mental e emocional infantojuvenil Nathalia Heringer e Ariádny Abbud, fundadoras do INPI - Instituto de Neuropsicologia e Psicologia Infantil, listaram algumas dicas para auxiliar na adaptação do irmão mais velho.
Deixar que a criança faça parte da novidade
Envolva a criança nos cuidados permitindo que ela participe da escolha do nome e das compras para o novo bebê. Quando o recém-nascido estiver em casa, peça ao mais velho objetos para troca de fralda, para o banho ou algum outro momento que possa criar vínculo entre os irmãos e desenvolver senso de responsabilidade para o mais velho.
Prepare a criança para a chegada do bebê
Relembre que o mais velho já foi um bebê, que precisou de cuidados e atenção para se alimentar, para se trocar e para dormir. A previsibilidade ajuda a criança a entender a necessidade da disposição dos pais com o recém-nascido e auxilia no entendimento do processo de adaptação.
Evite comparações
Lembre-se que cada criança é diferente e colocá-los em lados opostos pode incentivar uma competição que. a longo prazo, poderá impactar na saúde mental e emocional de ambos.
Converse com a família para dividir a atenção
A chegada de um novo membro causa comoção e expectativa para todos os membros da família, podendo causar o isolamento do mais velho por se sentir esquecido. Durante as visitas para conhecer o bebê, é importante que o mais velho também receba atenção.
Crie e mantenha momentos com o irmão mais velho
É importante os pais saberem administrar a dedicação de tempo para o caçula e para o irmão mais velho. A cumplicidade e vínculo com o primogênito também demanda atenção. Momentos para brincar, para ensinar uma nova tarefa da escola, devem ser mantidos para evitar o sentimento de exclusão da criança, ou a sensação de menos importante para os pais.
Terapia infanto-juvenil
Caso a situação de ciúmes esteja difícil de lidar em casa, a terapia pode ser uma opção para auxiliar na adaptação da criança de forma mais aprofundada. A terapia pode ajudar as crianças a lidar com problemas emocionais, comportamentais e sociais, utilizando técnicas terapêuticas adequadas à faixa etária.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!