O quadro 'Pequenos Gênios', do Domingão com Huck, deixou muita gente impressionada pela capacidade intelectual das crianças participantes e levantou uma dúvida: como saber se o seu filho tabém é superdotado? Segundo a Neurocientista e Psicopedagoga, Fátima Bana, superdotadas são estrelas brilhantes providos de habilidades extraordinárias que os diferenciam das outras crianças.
"Os talentos de uma criança superdotada geralmente se manifestam de maneiras únicas e não convencionais, por isso, pode ser difícil reconhecer seu potencial. Com isso em mente, vamos analisar as características das crianças superdotadas e como os pais podem reconhecer e nutrir seus talentos excepcionais", diz a profissional.
O que é uma criança superdotada?
Crianças superdotadas são pessoas com desempenho intelectual bem acima da média para sua faixa etária. Elas possuem uma habilidade inata para aprender, entender e resolver problemas complexos de forma rápida e eficaz. Além disso, eles podem demonstrar suas habilidades criativas e profunda paixão por meio de uma determinada área do conhecimento.
Saiba quais são as principais características de crianças superdotadas:
Alta capacidade de aprendizagem:
Crianças superdotadas podem aprender mais rápido e absorver novos conceitos com mais facilidade.
Curiosidade Insaciável:
Elas possuem uma curiosidade natural e estão sempre em busca de novos conhecimentos e desafios.
Criatividade e Imaginação:
Essas crianças têm habilidades criativas extraordinárias e são capazes de se manifestar por meio da arte, da escrita e de outras formas de expressão.
Pensamento Crítico:
Análise de problemas complexos e de encontrar soluções únicas.
Intensa sensibilidade e emoção:
Frequentemente exibem muita sensibilidade emocional e profunda empatia pelos outros.
Forte Interesse:
Demonstram interesse profundo e apaixonado por determinadas áreas do conhecimento e muitas vezes tornam-se especialistas nesses segmentos.
Como identificar uma criança superdotada:
Observação dos pais:
Preste atenção às características acima e observe como seu filho se comporta e interage com o ambiente ao seu redor.
Desempenho escolar:
Crianças superdotadas se destacam academicamente e podem demonstrar proficiência notável em uma variedade de assuntos.
Feedback do professor:
Verifique com o professor de seu filho se ele está tendo um bom desempenho em alguma área específica.
Testes e avaliações psicológicas:
Para uma avaliação mais precisa, você pode contar com testes psicológicos especiais realizados por profissionais qualificados como neuropsicólogos e psicopedagogos. Os testes comumente usados incluem:
Teste de QI (Quociente de Inteligência):
Avaliação da inteligência geral de seu filho medindo as habilidades cognitivas em diferentes áreas.
Avaliação de competências específicas:
Testes que focam em áreas específicas como matemática, linguagem e criatividade.
Classificação socioemocional:
Teste as habilidades sociais e emocionais de seu filho e identifique possíveis necessidades de apoio emocional.
"Reconhecer o potencial de uma criança superdotada não tem preço, mas vale lembrar que cada criança é única e, é igualmente importante fornecer um ambiente que apoie e incentive o desenvolvimento de todas as habilidades. É uma jornada de amor e dedicação para ajudar seu filho a encontrar um caminho de crescimento e realização pessoal", ressalta Fátima.
"Atualmente, temos técnicas para turbinar a performance de aprendizagem por neurofeedback, onde é possível treinar seu cérebro, sem dor, sem nenhum tipo de procedimento agressivo e só utilizando o treinamento."
Conhecer e entender os pontos positivos de seu filho superdotado é o primeiro passo para abrir as portas para um futuro brilhante e cheio de oportunidades. Aceite este desafio com entusiasmo e curiosidade e deixe a luz interior do seu pequeno gênio brilhar no mundo!
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!