Já estamos em junho, mês de uma das festas mais queridas dos brasileiros. E como em todo ano, a decoração de Festa Junina se torna umas melhores opções para quem faz aniversário nesta época do ano. Se você pensa em fazer uma comemoração com este tema, nós separamos algumas dicas que você pode colocar em prática.

Leia também: Saiba como conseguir a melhor festa de futebol para seu filho

Se tem uma coisa que não pode faltar na sua decoração de Festa Junina são muitas cores – e, claro, comida gostosa
Pinterest/Reprodução
Se tem uma coisa que não pode faltar na sua decoração de Festa Junina são muitas cores – e, claro, comida gostosa


Normalmente, quando a gente fala de festa de aniversário aqui no Delas , uma das primeiras dicas é escolher uma paleta de cores para enfeitar o ambiente. Porém, já que o assunto é decoração de Festa Junina , nós vamos mudar um pouco essa sugestão: escolha quantas cores você quiser, quanto mais colorido, melhor.

A Festa Junina é sempre muito colorida e alegre, e os retalhos de pano pedem diferentes cores. As bandeirinhas, é claro, não podem faltar, e elas podem ser feitas com papel ou tecido, vai de acordo com o quanto você quer e pode investir na comemoração.

Este detalhe não precisa vir só no teto não, de um lado ao outro do ambiente. Você também pode usar as bandeirinhas para decorar a parede de trás da mesa do bolo ou até mesmo a própria mesa do bolo, como nas imagens acima. 

Balões, não aqueles de soltar, que são proibidos, mas feitos de papel ou chita para decorar, também são uma ótima opção, assim como flores de tecido. E o melhor é que na decoração de festa Junina você não precisa necessariamente de materiais caros para deixar tudo bem bonito e alegre. A ideia por si só é mais simples mesmo. A verdade é que basta um barbante e algumas bandeirinhas feitas de papel seda para começar a festa.

Ideias para bolos de aniversário são "de enlouquecer"

Das mais simples às mais elaboradas, as ideias de bolo de aniversário com o tema Festa Junina encontradas em redes sociais como o Pinterest são realmente "de enlouquecer". Mas antes de falar das ideias que encontramos, vale lembrar que o mais importante do bolo é que ele seja gostoso e agrade os convidados. 

Sente com o aniversarianete e pergunte qual o tipo de bolo que ele quer. Se o gosto não for daqueles que agrada todo mundo, você pode encomendar bolos diferentes, se puder, ou, então, escolher um bolo de mais de um andar e que você possa escolher sabores diferentes para cada um deles.

Já se a decoração é mais elaborada e, principalmente, se exigir o manuseio de pasta americana, vale pesquisar bem o profissional antes de fazer a encomenda. Você não vai querer se decepcionar com o bolo de aniversário bem no dia da festa, então fale com antigos clientes para saber a opinião deles e peça para ver fotos dos bolos já feitos.

Leia também: Filha de Kaká e Carol Celico tem festa infantil de "A Bela e a Fera": inspire-se

Não precisa ter medo de escolher um bolo simples para uma festa cujo o tema é Festa Junina, já que ela é assim mesmo
Reprodução/Pinterest
Não precisa ter medo de escolher um bolo simples para uma festa cujo o tema é Festa Junina, já que ela é assim mesmo

Sabendo de tudo isso, hora de escolher o tipo do bolo. As versões mais simples, do tipo "fiz em casa mesmo", são ótimas porque combinam muito o tema da festa. No caso de escolher um menor, como o da imagem acima à direita, você pode fazer, ao invés de uma mesa de um bolo único, uma mesa de vários bolinhos típicos de Festa Junina.

Quem gosta de bolos mais elaborados deve tomar cuidado na hora da encomenda, escolhendo alguém de confiança
Reprodução/Pinterest
Quem gosta de bolos mais elaborados deve tomar cuidado na hora da encomenda, escolhendo alguém de confiança

Já se você prefere um bolo que chame mais a atenção dos convidados, pode se inspirar nestes aqui de cima. Como você pode ver, o "bolo" não precisa ser exatamente um bolo de verdade, apenas ter o mesmo formato. Dá para fazer a base com papelão e encher com doces típicos juninos e muita pipoca. Além de uma graça, é também uma delícia.

Mas se você não abre mão do bolo, pode fazer apenas a base para colocar o bolo de pipoca – ao invés de colocar um parto tradicional. A decoração de Festa Junina vai ficar, com certeza, completa depois deste bolo.

Para quem gosta de chocolate, esta é a opção perfeita para uma festa cuja a decoração é a tradicional Festa Junina
Reprodução/Pinterest
Para quem gosta de chocolate, esta é a opção perfeita para uma festa cuja a decoração é a tradicional Festa Junina


E como em uma Festa Junina não pode faltar uma boa fogueira, olha que legal esta última ideia aqui: bolo ou cupcakes de fogueira. Além de não ser difícil de reproduzir, é uma ótima opcão para os aniversariantes que amam chocolate, já que a tradicional festa de junho não traz o chocolate como uma comida típica. 

Outra ideia é chamar todo os convidados para uma grande quadrilha antes do "Parabéns". Homens de um lado, mulheres de outro, mas não pode faltar o padre para ditar as regras da dança. Para que a brincadeira ocorra, é preciso de planejamento, então não se esqueça de separar um tempinho para escolher a música da dança.

Comidinhas não podem faltar nunca

Se estamos falando de decoração de Festa Junina, não podemos nos esquecer de falar das comidas desta comemoração. Há quem aguarde o ano inteiro só para se deliciar nesta época do ano, então quem vai fazer esta celebração não pode deixar de servir as comidas tão queridas, como milho, pipoca, pastel, sanduíches de carne louca ou pernil, por exemplo, canjica, arroz doce, cachorro-quente, pastel, cuscuz... e assim vai, sempre de acordo com a região do país que você está, claro.

Decoração não precisa estar apenas em paredes e mesas e pode vir, também, nas comidas que vão ser servidas na festa
Reprodução/Pinterest
Decoração não precisa estar apenas em paredes e mesas e pode vir, também, nas comidas que vão ser servidas na festa
Milho e pipoca não precisam ser servidos da forma mais tradicional, que tal aproveitar essas ideias do Pinterest?
Reprodução/Pinterest
Milho e pipoca não precisam ser servidos da forma mais tradicional, que tal aproveitar essas ideias do Pinterest?

Uma boa dica é investir na apresentação dessas comidinhas. Desta forma, você não precisa decorar completamente o ambiente, o que pode ser mais complicado e caro. O principal é a mesa do bolo, mas você pode deixar o restante para o que vai servir durante a comemoração. Sim, a decoração de Festa Junina também pode estar nas comidas.

Para entrar no clima de verdade

Além de toda a decoração de Festa Junina e comidas típicas, você pode falar para seus convidados irem com roupas típicas desta comemoração. Se ficar difícil encontrar os vestidos, por exemplo, dá para usar as camisas xadrez, é claro, mas vai ser super divertido ver todo mundo nos trajes.

O aniversariante também precisa estar vestido da forma correta, então vale separar um dinheiro para que a criança esteja com o traje completo. Mas vale lembrar que algumas roupas de Festa Junina podem incomodar os pequenos e é para ele se divertir na data. Fique atento a isso e também a possíveis maquiagens que você pode passar no rosto, já que podem causar reação alérgica.

Outra coisa que não pode faltar em uma festa com decoração de Festa Junina são as brincadeiras – que também não podem faltar em um a festa infantil. 

Para que não tenha imprevistos com a roupa no dia da festa, é interessante levar a criança para experimentar o traje
Shutterstock
Para que não tenha imprevistos com a roupa no dia da festa, é interessante levar a criança para experimentar o traje

Muito tradicional nas festas juninas pelo país, o “Tomba Latas” é uma brincadeira bem fácil de ser feita. Basta algumas latinhas vazias – que você pode embrulhar anteriormente para dar um toque a mais na decoração – e um bolinha pesada o suficiente para derrubar tudo – serve uma meia nesse caso também. O nome já diz o que tem de ser feito: derrubar todas as latas.

As bolinhas usadas no “Tomba Latas” também podem ser usadas em outra brincadeira muito querida pelas crianças: a “Boca do Palhaço”. Para ela, além das bolas, você vai precisar de uma base para reproduzir o palhaço e sua boca.

Leia também: Saiba como conseguir uma decoração de fruta para o aniversário do seu filho

Para os convidados mais velhos, o bingo pode ser uma bela forma de entretenimento. Porém, esta brincadeira precisa de um pouco mais de planejamento. Além das bolinhas, cartelas e local para anotar os números sorteados, você também terá de investir em prêmios para quem fizer bingo. Uma ideia são caixas de bombom.

Voltando para as crianças, o jogo das argolas também fazem sucesso nas festas juninas. Para fazer em casa, você vai precisar de garrafas plásticas, que devem ser preenchidas com água ou areia, e argolas que passem por essas garrafas. Ganha quem acertar tudo ou o maior número de argolas. Mas se você quiser mais brincadeiras para entreter os convidados mirins, você pode conferir nossa página com 100 brincadeiras, basta clicar aqui .

E as lembrancinhas??

E como toda festa infantil pede uma lembrancinha, por que não aqueles brinquedinhos que as crianças costumam ganhar de prêmio nas brincadeiras das festas.  Junto da decoração de Festa Junina , você pode entregar aos convidados como lembrança da comemoração uma peteca, uma latinha de "Pega Vareta", aquelas bolas de plástico bem fininho e super coloridas, as tradicionais cobrinhas que "dançam", bolinha de sabão ou um dominó. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!