O choro de bebê pode dizer muita coisa. De forma instintiva, essa acaba sendo umas das primeiras formas que ele encontra para se comunicar. Porém, é difícil para os pais identificar o que aquele choro está querendo dizer. A princípio, o som pode parecer sempre igual, mas aparentemente não é. Notando isso, a neuropsicóloga Ariana Anderson criou um aplicativo para ajudar os pais que promete identificar o motivo da criança estar chorando.

Leia também: Mãe de primeira viagem? Confira 13 fatos que você precisa saber

Novo aplicativo foi criado por neuropsicóloga para ajudar pais a identificar o que significa o choro de bebê
shutterstock
Novo aplicativo foi criado por neuropsicóloga para ajudar pais a identificar o que significa o choro de bebê


A ideia de criar o aplicativo chamado "Chatterbaby" veio depois que Ariana teve seu primeiro filho e se sentiu totalmente perdida – como qualquer mãe de primeira viagem. Cada chorinho, barulho, gemido ou soluço suava com um alarme para a mãe que, aos poucos, foi ganhando experiência. Quando teve seu terceiro filho, ela já estava craque em todos os sinais que uma criança dá, foi então que pensou em usar sua vivência e profissão para ajudar outros pais a identificar o que significa cada tipo de choro de bebê .

Como funciona? 

Foram cinco anos de pesquisa e mais de 1,7 mil bebês analisados para o " tradutor de choro " elaborado pela neuropsicóloga ficar pronto. Segundo consta no site oficial do aplicativo, ele funciona comparando os sons do bebê com o que consta no banco de dados, e através de inteligência artificial sinaliza, com 90% de precisão, o motivo do bebê estar chorando.

Leia também: Insegurança, pensamentos ruins e ansiedade: dramas de mães iniciantes

Para montar o banco de dados, foi registrado choros de bebês em várias situações, como quando tomam vacina ou estão com fome, cólica, medo, dor ou ainda com ansiedade por estar longe da mãe. Os sons foram rotulados e identificados com o auxilio de outras mães veteranas. A partir dos dados, o aplicativo prevê três possíveis estados do bebê: fome, dor e agitado. O resultado é embasado em padrões acústicos e leva em consideração se a criança é recém-nascida ou um pouco mais velha.

Aplicativo em evolução

O aplicativo já está disponível para ser baixado, mas continua em processo de evolução e os pais que utilizam o app podem enviar os dados dos próprios filhos para ajudar a plataforma a se aperfeiçoar e identificar com mais precisão os sons emitidos pelo bebê.   

Leia também: Como fazer um bebê dormir? 5 técnicas compartilhadas pelos pais

O Chatterbaby não é apenas um aplicativo projetado para ajudar os pais de primeira viagem, ele também pode auxiliar os pais surdos e também é uma ferramenta massiva de coleta de dados que pode verificar irregularidades nos padrões do choro de bebê , identificando, por exemplo, sinais do autismo, que pode pode um dia ajudar no diagnostico da doença.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!