Se você está tentando saber como engravidar e, deseja que isso aconteça logo, já deve ter se deparado com muitos mitos e algumas verdades por aí. Há muitas mulheres que contam na folhinha para encontrar o dia fértil, mas acabam se atrapalhando. Outras apostam em simpatias ou acreditam que o que realmente pode ajudar é a posição na hora do sexo.

Leia também: Saiba o que é mito e o que é verdade sobre fazer sexo na gravidez

Como engravidar? Essa é a dúvida de muitas mulheres. Especialista dá dicas de como facilitar esse processo
shutterstock
Como engravidar? Essa é a dúvida de muitas mulheres. Especialista dá dicas de como facilitar esse processo


Muitas pessoas acreditam que a posição sexual é o segredo de como engravidar , e afirmam que o clássico “missionário”, com o homem por cima, é a aposta certeira, porém não há comprovação disso. “Nunca houve qualquer evidência científica para mostrar que essa posição faz a diferença”, alerta a médica do Centro de Medicina Sexual e Menopausa de Chicago, Lauren Streicher, em entrevista ao site americano “Women’s Health”.

Também já foi muito falado que a posição “cachorrinho” e suas variações são mais efetivas porque permitem que o homem ejacule mais próximo da abertura do colo do útero. No entanto, essa ideia é embasada principalmente por conta de um único estudo publicado no “Journal of Sex and Marital Therapy”, que analisou a posição que o pênis fica em diversas posições sexuais, mas a pesquisa não teve como intuito analisar as chances da mulher ficar grávida. Ou seja, a associação dela à gestação é apenas uma dedução.

Precisa levantar os pés?

No passado, os médicos costumavam elevar os pés da paciente que tinha acabado de passar por uma inseminação intra-uterina e pedia para ela não se mover por 10 minutos. “Isso nunca aumentou as taxas de fertilidade”, explica Lauren. Claro que se você se levantar logo após o sexo, pode ser que um pouco de sêmen escape, mas ao analisar a situação, isso não importa muito.

Leia também: Sente cólica forte e tem dificuldade para engravidar? Pode ser endometriose

“Há milhões de espermatozoides em uma gota de sêmen. Eles são resistentes e a maioria tem um bom senso de direção”, relata a especialista. Dessa forma, deixar escorrer um pouco de sêmen não faz diferença, do mesmo jeito que, se você não quiser engravidar, pular depois do sexo não ajudará a afastar os espermatozoides do óvulo.

O que ajuda, de fato, a engravidar?

Antes de tudo, Lauren deixa claro que o principal fator que influência a fertilidade de uma mulher é a idade. “Biologicamente, as mulheres deveriam engravidar na casa dos vinte anos”, fala. Mas isso não significa que você precisa ter um bebê nessa idade, você pode esperar, muitas mulheres hoje em dia são mães mais velhas, mas tenha a consciência de que o processo pode ser bem mais difícil.

Para realmente aumentar as chances de engravidar, a indicação da especialista é usar um kit de ovulação por três meses. Isso ajuda, porque a maioria das mulheres não sabe quando estão ovulando. Se após esse período não der certo, o indicado é consultar um especialista para que ele solicite exames adicionais, mas isso não significa que necessariamente há algo de errado. Se nesse período você não ovular, também vá ao médico para ver o que está acontecendo.

Leia também: Engravidar: especialista recomenda dieta que ajuda na fertilidade

Se você está ovulando normalmente, use o kit para saber quais são os melhores dias para ter relações sexuais, se bem que a melhor forma de resolver o problema de como engravidar rapidamente é não perder tempo e fazer sexo todos os dias, sendo essa uma indicação da própria especialista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!