As sereias sempre foram seres que encantam as crianças. É difícil encontrar uma menina, por exemplo, que nunca se imaginou exibindo longas e brilhantes caudas na hora de nadar. Hoje, a cauda de sereia já é uma realidade para as crianças e também adultos, e o acessório ficou ainda mais popular com a novela "A Força do Querer", em que a atriz Ísis Valverde usou a peça. Entretanto, você sabia que ela pode gerar grandes riscos?

Leia também: Mulheres usam caudas e até matriculam-se em escola de sereia

Calda de sereia compromete o equilíbrio, dificultando inclusive ficar de pé, e também pode levar ao afogamento
Photopin
Calda de sereia compromete o equilíbrio, dificultando inclusive ficar de pé, e também pode levar ao afogamento

A cauda de sereia acaba prendendo as pernas de quem a usa, e isso impede a flutuação. O acessório também compromete o equilíbrio e pode levar ao afogamento de forma silenciosa, até mesmo em piscinas rasas. Por conta de tudo isso, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) decidiu iniciar uma campanha de conscientização para alertar pais e responsáveis sobre os perigos dessa peça voltada para uso na água.

“Durante o monitoramento de produtos com risco potencial de acidentes relacionados à segurança, estudos realizados pelo Instituto apontaram, em todos os cenários considerados, para o risco grave associado à cauda de sereia, destacando que seu uso pode levar a afogamento e morte”, diz nota publicada esta semana pelo instituto.

Você viu?

Leia também: Quem disse que é só usar uma cauda de sereia? Conheça detalhes do "sereísmo"

O Inmetro criou até mesmo uma Comissão Técnica, formada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela ONG Criança Segura Safe Kids Brasil para discutir a questão.

O diretor de Avaliação da Conformidade do Instituto, Luiz Antonio Lourenço Marques, alerta que, apesar do produto ter grande apelo para o público infanto-juvenil, a criança e o adolescente pode ter seus movimentos dificultados pelo uso do acessório. Para piorar a situação, quando estão em ambiente de piscina, as pessoas tendem a relaxar e não ficar atentas, mas o ideal é que a atenção fique redobrada quando a combinação é criança e piscina. “O responsável deve estar a até um braço de distância, a fim de que se evitem acidentes”, explica o especialista.

Afogamentos no Brasil

A Sobrasa alerta que, em média, 17 brasileiros morrem afogados todos os dias. O problema é a segunda causa de morte entre crianças de um a nove anos de idade e a terceira na faixa dos 10 aos 14 anos. O verão é a época do ano em que os afogamentos ficam mais recorrentes. Sendo assim, atenção triplicada caso os pequenos ao seu redor estiverem usando uma cauda de sereia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!