As opções para entreter uma criança durante os feriados geralmente giram em torno de duas coisas: viagem ou passeios. Entretanto, se não foi possível se planejar para viajar com a família tão perto do final do ano, também não quer enfrentar as filas pela cidade ou o orçamento não permite esse tipo de aventura, uma possibilidade é tentar divertir os pequenos com brincadeiras em casa.

Leia também: Tem o dia livre? Veja programas para fazer com as crianças

Aproveite o feriado para reunir a família e apostar em brincadeiras infantis dentro de casa
Shuttersock
Aproveite o feriado para reunir a família e apostar em brincadeiras infantis dentro de casa


Geralmente, uma pessoa adulta tem dificuldade em visualizar a importância das brincadeiras , que são aparentemente simples, e como elas influenciam os pequenos. Entretanto, brincar é experimentar as possibilidades de construir e conhecer sobre novas cores, formatos e texturas, ou seja, uma oportunidade de descoberta. Além disso, é comprovado que os pais que participam das brincadeiras ajudam nesse desenvolvimento.

Por isso, a ideia de  criar brinquedos com coisas fáceis de serem encontradas —  e confessemos, fazer uma bagunça gostosa — ou até mesmo passar um tempo relaxante e ver um filme com a família pode ser fascinante para as crianças . Veja a seleção do Delas com ideias para brincar com seu filho sem ir muito longe e que provavelmente você também já tenha brincado:

1. Telefone sem fio

Antes de começar, formem um círculo ou fila. A primeira pessoa deve falar uma mensagem no ouvido da próxima e, assim, a mensagem vai passando adiante com cada um dizendo aquilo que entendeu. O último participante deve dizer, em voz alta, o que ouviu. Se estiver correto, o primeiro da fila vai para o fim.

2. Mímica

Em dois times, um dos participantes deve representar apenas com gestos a palavra escolhida pelo grupo adversário. Estabeleça um tempo para cada grupo e anote a pontuação de cada acerto. Ganha o time que acertar mais.

3. Boliche

Para os pinos, encha garrafas pet até a metade — nesse caso, pode ser com água ou areia. Depois, cada jogador vai tentar derrubar as garrafas com uma bola. Em cada rodada, o participante pode tentar duas vezes.

4. Morto-vivo

Faça uma fila com os participantes, enquanto uma pessoa fica de frente para conduzir a brincadeira e gritar "vivo" ou "morto". Quando disser “morto”, todos da fila devem se abaixar. E quando for “vivo”, elas precisam estar de pé. Alterne as palavras e a velocidade. Quem errar, está fora da brincadeira. Os menores vão se divertir muito. 

5. Bolhas de sabão

Misture duas colheres de sopa de detergente em um copo com água. Mexa bem e assopre com um canudo. O tamanho da bolha depende da velocidade com que assopra, por isso, faça devagar se quiser uma bolha grande.

Você viu?

6. Estátua

Uma das pessoas deve ser o chefe e as outras devem estar posicionadas de frente para ele. A partir disso, é possível brincar de duas maneiras: o chefe designa qual será a estátua (pode ser um animal, uma careta, pose, etc.) e escolhe a mais bonita, mais feia ou mais engraçada. Ou também dá para escolher uma música e quando parar de tocar, todos têm que ficar imóveis. O chefe pode tentar provocar cada jogador e quem se mexer, perde!

7. Quem sou eu?

Essa é para quem tem filhos mais velhos, já na pré-adolescência. Os jogadores devem escolher um objeto ou o nome de uma celebridade, personagem de filme ou desenho, escrever em um pedaço de papel e grudar na testa do participante ao lado, sem que ele veja. A graça é tentar descobrir quem você é fazendo uma pergunta por rodada enquanto os demais só podem responder "sim" ou "não". Ganha quem acertar primeiro.

8. Dança das cadeiras

Um clássico da festa infantil facilmente reproduzido em casa. Separe algumas cadeiras, de acordo com o número de pessoas, menos um. Enquanto toca uma música, os jogadores devem circular em torno das cadeiras em uma fila e com as mãos para trás. Quando a música parar, corra para sentar na cadeira mais próxima! Quem ficou de pé é eliminado e mais uma cadeira deve ser retirada. Vence quem sentar na única cadeira restante.

9. Pega-varetas

Pegue várias varetas coloridas e uma preta e jogue todas sobre uma mesa. Cada uma dessas cores tem uma pontuação diferente. A ideia é que cada jogador retire uma vareta por rodada, sem deixar as outras se mexerem. Se isso acontecer, o participante perde a vez. Ganha quem alcançar a maior pontuação.

10. Dicionário

Pegue um dicionário, abra numa página aleatória e leia em voz alta a definição de uma palavra. O primeiro jogador que adivinhar a palavra marca um ponto. O vencedor será o primeiro que marcar 10 pontos.

11. Stop

Cada participante pega uma folha de papel e divide em colunas com categorias (nome, objeto, animal, fruta, cidade, etc.). Quanto mais categorias, mais difícil e divertido fica. A cada rodada, os participantes escolhem uma letra e quem preencher primeiro todos os campos, com uma palavra que comece com a letra determinada em cada coluna, deve dizer "Stop" e todos os outros param de escrever. Cada resposta igual vale 5 pontos. Se as demais forem diferentes da sua, 10 pontos. Quem terminou primeiro também tem direito a ganhar 10 pontos adicionais. Ganha quem somar mais pontos ao longo do jogo.

12. Castelo de cartas

A ideia é juntar duas cartas por vez e equilibrá-las de modo a criar uma pirâmide. Forme a base e, em seguida, é possível colocar uma carta na horizontal acima de dois triângulos e, assim, começar a fazer um segundo andar. O objetivo é formar um castelo, tomando muito cuidado para não derrubar tudo.

13. Pescaria de clipes

Esvazie uma caixa de clipes em uma tigela grande. Entregue a cada participante um cabide de arame com a ponta em formato de ganho.Os jogadores devem pescar os clipes com o gancho e quem tiver pescado mais é o vencedor.

14. Mestre mandou

Um participante deve ser nomeado o mestre, que fica em frente aos demais, e ordena que imitem um gestos, dizendo: “O mestre mandou” enquanto os demais respondem "Fazer o quê?". Porém, só deve imitar o mestre se ouvir a frase antes de indicar o que é para fazer. O jogador que não seguir a regra é eliminado.

15. Caçada ao tesouro

Deixe uma prenda escondida em algum lugar da casa. Escreva pistas em papéis e coloque em outros locais. A primeira pista deve levar à segunda, que leva à terceira e assim sucessivamente até chegar no prêmio. Esse jogo pode ser individual ou em equipe.

Além de brincar

Outras opções para passar um tempo em casa podem ser fazer uma  festa do pijama e convidar os primos ou amigos dos seus filhos ou reunir a família na sala e fazer uma sessão cinema. Pegue sua pipoca ou o colchão e se prepare para um feriado animado e cheio de brincadeiras. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!