Organizar o chá de bebê é quase que um evento obrigatório durante a gestação. Além de ser um momento especial de celebração para a nova vida que está por vir, é também a chance dos pais conseguirem uma mãozinha para montar o enxoval do bebê. Para te ajudar a fazer uma celebração que tenha a sua cara, listamos os mais diversos tipos de evento. Confira:

Leia também: 10 inspirações para decorar o chá de revelação do bebê

Tradicional

O chá de bebê é um evento onde os novos pais se reúnem com familiares e amigos para comemorar a chegada do bebê
Pinterest
O chá de bebê é um evento onde os novos pais se reúnem com familiares e amigos para comemorar a chegada do bebê

chá de bebê  tradicional ainda é o escolhido pela maioria dos pais. O evento não tem segredo: é uma data que vocês reservam para comemorar a chegada do bebê com amigos e familiares, que levam presentes para o novo membro da família. No geral, os presentes são acessórios e produtos essenciais para o cuidado do bebê. Para organizar o evento melhor, faça uma lista de presente para os convidados. 

Chá de fraldas

Quando for fazer o convite para o evento, não se esqueça de pedir para comprarem fraldas de todos os tamanhos
Pinterest
Quando for fazer o convite para o evento, não se esqueça de pedir para comprarem fraldas de todos os tamanhos

Se você já colocou os gastos do enxoval na ponta do lápis deve ter percebido que a quantia dedicada às fraldas será bem grande. Para economizar com o item, muitos casais estão optando por fazer um um chá de fraldas , onde, como o nome já diz, os únicos presentes são fraldas.

Se essa for a sua escolha, opte pelos últimos meses de gestação para fazer o evento. E não esqueça de lembrar os convidados para comprar diferentes tamanhos. Além das descartáveis, você pode pedir fraldas de pano.  Para decorar o ambiente, você pode fazer o clássico bolo de fraldas  e outros objetos decorativos que se encaixem no tema, como na imagem. 

Chá de benção

No
shutterstock
No "chá de benção", a gestante recebe massagem e outros rituais para que ela fique mais tranquila para o parto

Se você é ligada a coisas místicas, o "chá de benção" é o ideal para você. Diferente dos eventos anteriores, ele não envolve presentes materiais. A ideia é que o evento seja um momento de troca de carinho entre gestante e convidados para deixá-la mais tranquila para essa nova fase da vida.

O “ritual” é como se fosse uma despedida da barriga e um processo de preparação para o parto. Por isso, costuma ser feito algumas semanas antes da previsão de nascimento e geralmente tem a participação de uma doula como facilitadora. Durante algumas horas, a gestante recebe carinho, massagem, escalda pés e outros rituais que melhorem o bem-estar físico e emocional. A decoração também segue a mesma linha do evento: flores, velas, incenso e outros acessórios que deixem o ambiente confortável para futura mamãe. 

Chá de comida congelada

A ideia é que os convidados presenteiem a família com comida congelada é facilitar o dia a dia do casal com o recém-nascido
shutterstock
A ideia é que os convidados presenteiem a família com comida congelada é facilitar o dia a dia do casal com o recém-nascido

Sim, é isso mesmo que você leu. Neste chá de bebê, o presente não é para o bebê e, sim, para os pais. Como a lógica da casa muda totalmente depois do nascimento de uma criança, ter um freezer recheado com comidas congeladas facilita muito a vida dos pais. Com a intenção de ajudar os novos papais, o “ chá de comida congelada ” propõe que os convidados levem pratos prontos e congelados para a família.

Você viu?

Caso você tenha uma cozinha grande ou disponibilidade para alugar um espaço, pode propor que todos os convidados preparem juntos alguns pratos. Se vocês optarem por isso, faça uma lista com pratos e quais são os ingredientes necessários e distribua entre os convidados. Além de ajudar a família no dia a dia, vocês terão um momento de muita diversão!

Chá do varal do bebê

Aproveita as roupinhas que você ganhar dos convidados e pendure em um varal para fazer parte da decoração do evento
Pinterest
Aproveita as roupinhas que você ganhar dos convidados e pendure em um varal para fazer parte da decoração do evento

Você vai precisar de muitas roupinhas para vestir a criança e nada melhor do que pedir a ajuda de amigos e familiares para isso, não é? Como o nome já diz, o “chá do varal do bebê” tem o objetivo de fazer extamente isso: montar o guarda roupa da criança. Para organizar bem e ter certeza que o bebê terá o que vestir por alguns bons meses, faça uma lista para os convidados com as seguintes categorias: peças de roupa, tamanho e estação.

O mais divertido do chá do varal é que você pode realmente fazer um varal com as roupinhas que ganhar. Coloque fitas ou barbantes para fazer o papel de varal pelo local e assim que abrir os presentes pendure as roupas. Simples! Você nem precisa se preocupar com uma decoração elaborada.

Chá cultural

Com uma proposta diferente, os convidados do evento devem presentear o bebê com livros infantis no
shutterstock
Com uma proposta diferente, os convidados do evento devem presentear o bebê com livros infantis no "chá cultural"

Quando falamos em chá de bebê, quais são os principais presentes que vem a sua mente? Provavelmente fraldas, roupinhas e acessórios para o cuidado da criança. Não podemos negar que ganhar esses presentes é realmente uma ajuda muito grande para os pais, como já falamos, mas o “Chá cultural” surge com um propósito um pouco diferente.

Nesse evento, os convidados devem presentear o bebê com livros infantis. A ideia por trás do “chá cultural” é que a criança tenha contato com a cultura desde os primeiros meses de vida. Se você gostou da ideia e pensa em começar a montar uma biblioteca para seu filho, essa será uma ótima escolha.

Você pode fazer uma lista com livros da sua preferência ou deixar os convidados livres. A vantagem da lista é que você consegue garantir que o bebê ganhará livro para várias fases do desenvolvimento dele. Para também sair do óbvio na decoração, você pode espalhar brinquedos lúdicos e objetos que façam referência à cultura pelo ambiente do evento.

Leia também: 50 lembrancinhas para chá de bebê

Agora você já pode escolher qual tipo de chá de bebê combina mais com seu estilo e começar os preparativos para comemorar a chegada de seu filho com amigos e familiares!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!