Acompanhar o desenvolvimento da gravidez, calcular as contrações e controlar a amamentação são tarefas que podem ficar mais simples quando contam com a ajuda da tecnologia. Existe uma infinidade de aplicativos de gravidez e outros temas que envolvem o cuidado do bebê para ajudar os pais.

Leia também: 13 canais no YouTube que falam de maternidade e família

Aplicativos de gravidez, amamentação e maternidade são facilitadores para os pais com o cuidado dos filhos
shutterstock
Aplicativos de gravidez, amamentação e maternidade são facilitadores para os pais com o cuidado dos filhos

Com base em avaliações de usuários e dicas, listamos 10 aplicativos de gravidez , amamentação e maternidade para facilitar sua vida nesse período. Confira:

1. Sprout

O aplicativo permite acompanhar a gravidez semana a semana, com informações sobre o bebê – como o peso e o desenvolvimento. O “Sprout” apresenta dicas de alimentação e o calendário médico da mãe. O diferencial do aplicativo está no fato dele mostrar aos pais imagens em alta resolução e em 3D de um feto crescendo.

Disponível para Android e iOS.

2. Gravidez+

Esse é um dos aplicativos de gravidez preferidos entre as mulheres. O “Gravidez+” apresenta um resumo da sua gestação (semanas, data prevista para o parto, tamanho do bebê...) e a cada semana o app te informa o que acontecerá com o seu corpo e com o bebê naquela semana, dando dicas de como lidar com as alterações da melhor forma. Também é possível acessar uma linha do tempo com as datas mais importantes da gravidez.

Disponível para Android e iOS. 

3. Amamentação – diário da Alimentação do bebê

O aplicativo organiza todas as informações do bebê em relação à amamentação. Você consegue registrar o horário e a duração das mamadas, como se fosse um diário. Também é possível ativar um lembrete e receber uma notificação de quando for a hora de amamentar a criança de novo. Além disso, o app informa qual o melhor lado para fazer isso. Tudo isso na versão gratuita da ferramenta. Na versão paga, é possível personalizar as informações no caso de gêmeos e múltiplos bebês.

Disponível para Android e iOS. 

4. Bebê Conecta

Além de reunir todas as informações básicas sobre a saúde do bebê (informações pessoais, vacinas, remédios, consultas médicas), o aplicativo “Bebê Conecta” permite que você registre o humor da criança no dia e as brincadeiras favoritas do momento. O app também apresenta gráficos e métricas para você acompanhar o desenvolvimento do bebê.

O diferencial em relação a outros aplicativos de gravidez e maternidade está no fato de que o conteúdo pode ser sincronizado com outras pessoas responsáveis pelo cuidado da criança. Ou seja, você registra todos os dados no seu celular, mas quando sincronizado com outros aparelhos, as demais pessoas podem acompanhar as principais características da criança.

Disponível para Android e iOS. 

5. Alô mamãe

Está se sentindo ansiosa e não vê a hora de conhecer seu bebê? O "Alô mamãe" pretende te deixar mais tranquila e fazer você se sentir cada vez mais próxima do seu filho. Tudo isso de forma divertida e engraçada. 

A ferramenta envia mensagens diárias amorosas e bem humoradas para as futuras mamães como se fossem escritas pelo próprio bebê dentro da barriga. “Meu coração está batendo. E o seu começou a bater mais forte lendo isso, né?”, é uma das frases enviadas. A brincadeira não é restrita apenas à mãe, o aplicativo permite que as mensagens sejam compartilhadas com toda a família.

Disponível apenas para iOS.

Você viu?

Os aplicativos permitem registrar as informações básicas do bebê e acompanhar o desenvolvimento dele
shutterstock
Os aplicativos permitem registrar as informações básicas do bebê e acompanhar o desenvolvimento dele

Leia também: Tecnologia não é vilã! Veja como ela pode ajudar no desenvolvimento das crianças

6. Contrações

Como o nome já diz, o aplicativo vai te ajudar a controlar suas contrações. A ferramenta permite marcar o início e o término de cada contração com detalhes como duração, intensidade e frequência. Também há um espaço para “notas”. Se você está planejando um parto normal, é interessante baixar o aplicativo.

“Contrações” está disponível apenas para iOS. Versões semelhantes podem ser encontradas para Android ao digitar “contrações” no campo de busca.

7. The mammys

Não sabe por onde começar a planejar o enxoval do bebê? O aplicativo “The Mammys” pretende te ajudar com a tarefa. Com o app é possível criar uma lista de enxoval personalizado para o bebê de acordo com seu estilo, gostos e data de nascimento da criança.

Para facilitar a organização da família, a ferramenta apresenta categorias (enxoval do bebê, enxoval da mamãe, banheiro, eletrônicos, higiene, passeio, alimentação, brinquedos, quarto e segurança). Além disso, todos os itens tem tradução em inglês para ajudar os pais que pretendem fazer comprar no exterior.

Disponível para Android e iOS.

8. Vacinação em dia

Depois do nascimento do bebê é essencial manter a vacinação da criança em dia. Para facilitar essa tarefa, o Ministério da Saúde disponibilizou o aplicativo “Vacinação em dia” onde é possível acompanhar o calendário de vacinação do seu filho, registrar aquelas que já foram tomadas e saber quando será a próxima dose. A ferramenta também apresenta uma lista de todas as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Disponível para Android e iOS.

9. Beebaby

Esse é o app para aquela pessoa que adora registrar todos os momentos e não quer deixar nenhum evento da vida do bebê passar em branco. O aplicativo propõe que você registre todas as etapas da vida de seu filho com fotos.

Há uma lista de eventos sugeridos como “visita à casa da vovó”, “primeira papinha”, “brincando no parquinho” e “primeiros passos” que você pode completar com imagens e informações de quando e onde o evento aconteceu. Assim, daqui alguns anos você vai ter uma lista detalhadas de lembranças. 

Disponível para Android e iOS.

10. Mãeguru

Diferente de outros aplicativos de gravidez, o “Mãeguru” é um grande grupo de mães, onde as mulheres compartilham conhecimento e experiências de maternidade. É possível encontrar dicas de gravidez, parto, filhos, casamento, alimentação e vários temas que envolvem não apenas a maternidade, mas as mudanças da vida da mulher após o nascimento dos filhos.

Você pode fazer perguntas e até mesmo fazer desabafos em anônimo para que outras mães te ajudem a lidar com determinada situação. Para garantir o conforto e segurança, o acesso ao aplicativo é permitido apenas a mulheres.

Disponível para Android e iOS. 

Leia também: 7 passos para organizar a vida depois da chegada do bebê

Alguns aplicativos permitem que os pais registrem os principais acontecimentos da vida do bebê
shutterstock
Alguns aplicativos permitem que os pais registrem os principais acontecimentos da vida do bebê

Você pode baixar, testar e selecionar os aplicativos de gravidez, amamentação e maternidade que mais se adaptam a sua rotina e do seu filho. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!