Uma das épocas do ano que os brasileiros mais gostam já chegou! As festas juninas estão espalhadas por todo o país e a comemoração é ótima para aproveitar com as crianças. As comidas típicas, a música animada e as brincadeiras costumam agradar toda a família, mas o grande movimento dessas festas exige cuidado redobrado com os filhos.

Leia também: Organize um típico arraial em casa

Saiba quais são os cuidados que os pais devem ter com os filhos nas festas juninas
shutterstock
Saiba quais são os cuidados que os pais devem ter com os filhos nas festas juninas


Como as festas juninas costumam concentrar muitas pessoas, os pais podem enfrentar algumas situações de risco. “É fácil as crianças se perderem, pois muitas ainda têm baixa estatura e não conseguem visualizar os pais e vice-e-versa”, afirma Rogério Rodrigues, especialista em segurança do Grupo GR.

Outro problema é que as crianças estão cada vez mais conectadas e nem nas festas querem desgrudar dos equipamentos eletrônico s. “O risco de furto ou até roubo de celulares que estão nas mãos das crianças é grande, já que elas são alvos mais frágeis e fáceis para os meliantes”, explica o especialista.

Você viu?

Prevenção

Antes de ir para a festa é importante tomar algumas medidas preventivas. Rogério indica colocar itens de identificação, como corrente ou gargantilha, com nomes e telefones dos pais e orientar as crianças a como identificar um policial ou segurança e pedir para que elas busquem ajuda com eles em caso de emergência.

Leia também: Viajando com as crianças: veja os principais cuidados com a saúde dos pequenos

Também vale ressaltar com os pequenos a importância deles ficarem de mãos dadas com os pais e de não aceitar nada de estranhos. Se a criança for de colo, evite deixar que um estranho pegue seu filho.  

Cuidados na festa

Durante a festa também é preciso ficar de olho. “Sinalize para as crianças um local para se dirigirem, caso se percam. Combine um ponto de referência , por exemplo, a barraca da pescaria”, fala o especialista. Não deixe as crianças soltas em locais com grande concentração de pessoas e evite deixar dinheiro, celulares ou tablets com elas, já que são itens visados pelos criminosos.

Leia também: Saiba quais são os principais cuidados com as crianças na praia

Caso a criança se perca, Rogério indica avisar imediatamente as autoridades próximas, podendo ser os policiais presentes ou seguranças das festas juninas. A organização do evento também pode ajudar anunciado o ocorrido no microfone. “O ideal é nunca soltar as mãos dos filhos e nunca se afastar deles nem deixá-los soltos para brincarem, a não ser que se faça um rigoroso acompanhamento”, finaliza o especialista. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!