Muitas mulheres costumam perder peso durante a amamentação  e, de acordo com Sinara Menezes, nutricionista especializada da Nature Center, isso é mais do que normal. "A amamentação é um dos principais responsáveis pelo emagrecimento inicial da mulher", afirma.

Leia também: Os erros mais comuns da amamentação e como evitá-los

Perder peso durante a amamentação
Shuttersock
Perder peso durante a amamentação

O fato de perder peso   pode ser explicado pela amamentação ser a maior responsável pelo gasto calórico e eliminação de gorduras da mulher nesse período. "O corpo queima gordura para produzir o leite, principalmente nos primeiros meses. Então, quanto mais o bebê mamar, mais peso será eliminado. Estima-se que em cada mamada a mãe pode queimar cerca de 380 a 600 calorias", explica a nutricionista.

"Nessa fase, a produção de hormônios é estimulada e isso faz com que os órgãos reprodutivos iniciem o movimento de regressão para voltar ao seu estado normal", diz Sinara. A ocitocina, por exemplo, auxilia o processo de contração do útero, o que contribui para a redução do perímetro abdominal. 

Leia também: 10 motivos para amamentar seu bebê

Você viu?

Cuidados com a alimentação

Segundo Sinara, durante o aleitamento materno as mulheres não devem fazer nenhum tipo de dieta restritiva. Essa é uma fase que exige atenção, já que as mulheres precisam de uma quantidade maior de energia para a produção de leite. "Parte dos nutrientes ingeridos pela mãe através da alimentação são direcionados ao bebê por meio do leite", comenta a profissional.

Por esses motivos, a principal prioridade da mulher em relação à alimentação deve ser a qualidade do cardápio e não a quantidade. Com uma dieta equilibrada e saudável, a mãe conseguirá a energia necessária para produzir o leite, e o bebê receberá os nutrientes necessários para o desenvolvimento. 

Nesta fase, a perda de peso vai acontecer de maneira natural. Não é aconselhado cortar nenhum alimento e nem ficar cortando calorias para não correr o risco de retirar algum nutriente importante do cardápio. 

Leia também: Veja quais alimentos que ajudam a produção de leite

Apesar de a amamentação ajudar a eliminar o excesso de peso, cada mulher é diferente. "Algumas pessoas demoram menos tempo que outras para recuperar a boa forma, isso varia de acordo com diversos fatores como genética e condições fisiológicas de cada mulher", ressalta a nutricionista. Por isso, não se sinta pressionada para perder peso. É importante é ter paciência e respeitar o próprio corpo, priorizando sempre saúde e bem estar da mãe e do bebê.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!