Os pais adoram ver os filhos sempre limpinhos e longe de qualquer sujeira. Mas, ao contrário do que eles costumam imaginar, deixar as crianças entrar em contato com os micro-organismos presentes na natureza é importante. De acordo com a pediatra Maria Júlia Carvalho, isso estimula o desenvolvimento da imunidade natural da criança.

Leia mais: Contato com a natureza: como ter um jardim seguro e confortável para as crianças

Brincar com a sujeira fortalece o sistema imunológico da criança
Shuttersock
Brincar com a sujeira fortalece o sistema imunológico da criança


Proteção e fortalecimento

"O contato com a ' sujeira ' do meio ambiente, como terra, barro, argila e areia, fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e diversas alergias", diz a pediatra. Quando as crianças brincam nesse ambiente natural há o desenvolvimento de anticorpos e a capacidade de combater germes e bactérias é aprimorada. Isso faz com que a resistência das crianças a infecções aumente. 

Você viu?

Leia mais: 10 dicas para brincar com segurança na água

Maria Júlia explica que no meio ambiente há uma série de agentes e micro-organismos que ajudam a amadurecer as funções do sistema imunológico, protegem o organismo e, por isso, fortalecem a saúde da criança. "Os pais devem proporcionar as condições para que essa etapa ocorra naturalmente, não impedindo que seus filhos desfrutem dos momentos ao ar livre", recomenda a médica.

Cuidados

Entrar em contato com a natureza é importante, mas é preciso equilíbrio e consciência ao fazer isso. "Brincar na terra e se sujar são hábitos saudáveis, mas ficar sujo não", alerta Maria Júlia. Por isso, para preservar e garantir a saúde dos pequenos é fundamental que após a diversão eles tomem banho e sejam incentivados a sempre higinar as mãos. Essas tarefas não precisam ser encaradas como uma obrigação. Com um pouco de criatividade, a hora do banho pode ser uma extensão da brincadeira. 

Leia mais: 7 cuidados essenciais com as crianças nos dias quentes de verão

Além disso, a pediatra relembra que não basta brincar com a sujeira para que os anticorpos dos pequenos se fortaleçam. "Uma alimentação rica e balanceada, hidratação constante com água e estímulo ao aleitamento materno  são fundamentais para o bom desenvolvimento da imunidade da criança", reforça. Maria Julia também alerta sobre a importância de manter o calendário vacinal em dia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!