Com o início do ano letivo, uma das maiores preocupações dos pais e responsáveis é em relação à adaptação das crianças na escola nova. Afinal, garantir que elas estão confortáveis no ambiente escolar é fundamental para que o processo de aprendizado seja completo e efetivo.

Leia mais: Volta às aulas: cuidados que podem facilitar a adaptação escolar

É importante conversar com os filhos sobre a escola nova
Shuttersock
É importante conversar com os filhos sobre a escola nova

Mas como saber se a criança está adaptada à escola nova ? De acordo com a psicopedagoga Ana Regina Braga, especialista em educação especial e gestação escolar, uma criança adaptada não apresenta históricos de choro, insegurança ou queixas. Ela consegue ficar no ambiente com os colegas e professores e também conta com tranquilidade sobre como foi o dia no colégio.

“É importante que os pais estejam atentos e transmitam segurança aos seus filhos neste momento, caso contrário, pode haver uma resistência em ficar sozinho e participar das atividades sugeridas na escola”, comenta a psicopedagoga.

Você viu?

Leia mais: Educação infantil: como escolher a melhor escola para seu filho?

Quando há algum problema

De acordo com Ana Regina, os pais e responsáveis devem estar sempre atentos às reações diárias da criança. "O primeiro passo é conversar e entender o que ela passa de sentimentos sobres os dias na escola", orienta. Caso ela revele alguma queixa ou incômodo, é importante levar a situação até a equipe pedagógica do colégio para verifiar como isso pode ser resolvido.

Se o problema não for solcuinado ou a criança, ainda assim, não consiga se adaptar ao ambiente escolar, os pais podem começar a considerar mudá-la de escola. Porém, a educadora alerta que essa decisão deve ser tomada com cuidado. "Todo o contexto deve ser analisado antes da tomada de decisão, pois se a criança já estabeleceu algum vínculo, por menor que seja, é preciso uma reflexão anterior", explica. 

Leia mais: Irmãos gêmeos podem estudar na mesma turma da escola? Tire suas dúvidas 

Hora de mudar de escola

Depois de muita conversa e análise do contexto, vocês acreditam que a melhor opção é procurar uma escola nova? Se sim, a especialista orienta pesquisar sobre a metodologia e filosofia das instituições, para que a criança não sofra ainda mais com uma troca brusca de ambiente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!