A cena é comum na maioria das famílias: os pais vão acordar a criança, e a cama está toda molhada. Já passou por isso? Segundo Marco Aurélio Safadi, médico e professor de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, aproximadamente 15% das crianças aos cinco anos de idade fazem xixi na cama. Mesmo sendo algo comum, o problema é motivo de preocupação para muitos pais. 

Leia mais: O que fazer para os filhos superarem o medo de dormir sozinhos? Veja dicas

Não há nenhum problema neurológico ou no trato urinário ligado ao ato de fazer xixi na cama
Shuttersock
Não há nenhum problema neurológico ou no trato urinário ligado ao ato de fazer xixi na cama

Para os médicos, o xixi na cama  é chamado de enurese noturna e é uma condição de caráter hereditário. "Caso um dos pais tenha sido enurético, a criança tem até 44% de possibilidade de apresentar o distúrbio. Caso o pai ou a mãe tiverem demorado a parar de fazer xixi durante o sono, a chance sobe para 77%", explica Marco Aurélio. 

Além disso, de acordo com o pediatra, não há nenhum problema neurológico ou no trato urinário ligado ao fato da criança fazer xixi enquanto dorme. Isso acontece porque a bexiga enche excessivamente e tenta esvaziar-se antes do tempo normal. Há também o fato da criança ainda não ser capaz de acordar diante desta vontade de fazer xixi, levando-a fazer isso na cama.

Leia mais: Cama compartilhada entre pais e filhos: há certo ou errado nesta escolha?

Você viu?

O que fazer?

"O primeiro passo para combater esta condição é compreender que se trata de um ato involuntário e, assim, abolir qualquer atitude punitiva", orienta Marco Aurélio. Então, os pais não devem brigar com a criança caso ela acorde molhada. É essencial entender que isso é algo natural. 

Também é importante passar isso à criança, conscientizando ela de que fazer xixi  enquanto dorme é um ato normal e que, com a ajuda dos pais, será uma fase superada em breve, mas que pode demorar mais nela que em alguns colegas. Além disso, é válido elogiar a criança nos dias em que ela acordar seca. Assim, ela percebe que é capaz de superar isso. 

Segundo o pediatra, existem várias formas de tratar a enurese noturna desde medidas simples até tratamentos com medicamentos. Inicialmente, os pais podem restringir a ingestão de líquidos a partir de determinado horário da noite, antes de dormir. Ou então, acordar a criança algumas vezes durante o sono para ir ao banheiro.

Marco Aurélio ressalta sobre a importância de consultar um pediatra para decidir qual o melhor tratamento para a criança. "Deve-se levar em conta a idade, a história familiar e a repercussão que o ato de fazer xixi na cama traz para o paciente e seus familiares", orienta. 

Leia mais: Já pensou em usar fraldas de pano no lugar das descartáveis? Veja os benefícios


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!