Depois de muito planejar uma viagem em família seu filho ficou doente antes de vocês partirem? Ou então, vocês estão viajando e ele apresentou sinais como febre ou vômito? Veja a orientação de especialistas.

Leia mais: Por que você deve viajar com seus filhos

Está viajando e seu filho ficou doente? Consultar um pediatra é o primeiro passo.
Shuttersock
Está viajando e seu filho ficou doente? Consultar um pediatra é o primeiro passo.

Os cuidados com a saúde do seu filho começam antes mesmo de vocês estarem viajando. "Sugiro que os pais levem medicações anti eméticas (para vômitos), para febre e dor", orienta o pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum. Além disso, a criança deve viajar com todas as vacinas tomadas, inclusive as indicadas para o local de destino. E se ela apresentar sintomas antes de vocês partirem, um pediatra deve avaliar a situação. Em casos mais graves, será preciso adiar o passeio. 

O que fazer na viagem

Está tudo certo com o pequeno e vocês partiram para a viagem de férias ou de folga. É muito comum que as crianças sintam as alterações climáticas e apresentem como dor de garganta ou de ouvido. Caso isso aconteça, será preciso medicá-la com analgésicos e antitérmicos, diz Fausto Nakandakari, médico otorrino do Hospital Sírio Libanês. Segundo ele, na maioria dos casos, a doença gira em torno de 3 a 7 dias e não há necessidade de antibiótico. 

Você viu?

Sinais como febre e vômito também são frequentes. Caso isso aconteça, a criança deverá usar medicamento sintomáticos, de acordo com Ejzenbaum. Se mesmo assim não melhorar, será necessário uma avaliação médica com um pediatra. "Não podemos esquecer que muitas viroses podem causar desidratação e que febre é apenas um sintoma, podendo indicar doenças mais graves ou não", alerta o pediatra. 

Além dessas recomendações, Nakandakari orienta para a necessidade de um cuidado redobrado com crianças menores de três anos. "Geralmente ela não fala ou não sabe indicar bem os sintomas, e quando os pais percebem a criança, pode estar numa situação limite", alerta. 

Leia mais: 20 destinos para viajar com crianças

Precauções

Alguns cuidados básicos durante a viagem podem minimizar os ricos da criança adoecer. Nakandakari, por exemplo, que se estiver viajando no verão é importante evitar roupas molhadas durante o dia todo e oferecer muito líquido à criança. "Mantenha seu filho bem hidratado, com boas horas de sono e bem vestido de acordo com as condições climáticas", orienta Ejzenbaum.

Leia mais: Dicas para viajar de avião com seu filho

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!