Muitas mulheres acreditam saber o suficiente sobre como engravidar e, entre uma informação e outra, é comum que alguns mitos sejam tidos como verdades. Muitas vezes, uma informação errada pode te atrapalhar se você está planejando ter um filho nos próximos meses. 

10 dicas para quem pretende engravidar ainda este ano

Desmistificar ideias sobre engravidar é essencial se você está planejando ter um filho
Pinterest
Desmistificar ideias sobre engravidar é essencial se você está planejando ter um filho

A revista americana "Women's Health" consultou especialista e desmistificou algumas das ideias popularmente mais comuns sobre engravidar . Veja quais são elas e o por quê não são verdade:

Ciclo menstrual desregulado não afeta a possibilidade de gravidez

Se o seu ciclo é imprevisível, certamente ele terá impacto no processo de ficar grávida. Caso você menstrue apenas algumas vezes durante todo o ano, sua capacidade de conceber é reduzida automaticamente. E se seu ciclo varia de mês para mês, será mais difícil identificar exatamente quando você está ovulando.

Fazer sexo mais de uma vez por dia aumenta as chances de ficar grávida

Muitas mulheres acreditam falsamente nesse mito e ele até parece verdade, mas definitivamente não é. Lubna Pal, obstetra e ginecologia da Faculdade de Medicina de Yale, explica que o homem libera milhares de espermatozóide na ejaculação. Entretanto, a casa ejaculação, essa concentração diminui. Portanto, ao ter várias relações em um mesmo dia, o esperma fica mais "fraco". Por isso, uma relação no momento correto do ciclo é o ideal e o suficiente. 

Você viu?

Fatores psicológicos interferem na fertilidade

Posições sexuais específicas podem facilitar a gravidez

Não existem indícios de que algumas posições podem funcionar melhor do que outras, mas muitas mulheres creem nisso. Para Lubna, mesmo essa afirmação sendo totalmente falsa, não é um mito nocivo de acreditar já que isso não afetará suas chances de ficar grávida. Então, faça sexo na posição que for mais confortável, mas lembre-se que isso não afeta sua fertilidade.

É preciso esperar a ovulação para fazer sexo

Na verdade, a especialista explica que se você quer ficar grávida o sexo deve acontecer antes da ovulação. Como o esperma pode viver no corpo e fertilizar um óvulo até três a cinco dias depois da relação sexual, se você esperar até a ovulação começar para fazer sexo, pode ser que não fique grávida.

Não é difícil ficar grávida após os 35 anos

Muitas mulheres desconhecem os efeitos do envelhecimento sobre a fertilidade. De acordo com a especialista, é possível começar a observar as mudanças na capacidade de engravidar no período entre os 36 e 37 anos. As dificuldades aumentam, assim como a chance de ter um aborto e a criança nascer com alguma anormalidade genética, como síndrome de Down. "Ficar mais velha altera a quantidade de óvulos e qualidade, mas isso precisa ser individualizado a cada mulher", diz Lubna.

Gestação após os 30: saiba tudo sobre adiar a gravidez

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!