Snacks de proteína de soja consumidos durante a tarde promovem sensação de saciedade e ajudam a melhorar hábitos alimentares dos jovens, aponta pesquisa americana

Estudo feito pela University of Missouri, nos Estados Unidos, aponta que o consumo de lanches compostos por alimentos ricos em proteína de soja durante a tarde pode ajudar adolescentes a controlarem a fome e melhorarem hábitos alimentares.

Pesquisa mostrou que quando adolescentes comem lanches proteicos, incorporam mais proteína na dieta diária e consumem menos gordura
Thinkstock/Getty Images
Pesquisa mostrou que quando adolescentes comem lanches proteicos, incorporam mais proteína na dieta diária e consumem menos gordura

Conduzida por Heather Leidy, professora assistente de nutrição e fisiologia do exercício na MU, em colaboração com a DuPont Nutrition & Health, a pesquisa analisou adolescentes de 13 a 19 anos que foram classificados com peso normal ou sobrepeso.

O estudo buscou avaliar como pequenos lanches a tarde poderiam influenciar o apetite dos adolescentes e como seriam as escolhas alimentares desses jovens mais tarde no mesmo dia. Outra hipótese avaliada foi se jovens que não lancharam durante a tarde teriam hábitos alimentares noturnos diferentes do que os que comeram algo no meio do dia.

Participantes da pesquisa comeram um creme com sabores de caramelo, chocolate e amendoim feito à base de proteína de soja
University of Missouri
Participantes da pesquisa comeram um creme com sabores de caramelo, chocolate e amendoim feito à base de proteína de soja

Gordura e açúcar

“Nossa pesquisa mostrou que a ingestão de alimentos ricos em proteína durante a tarde ajuda adolescentes a melhorarem a qualidade de suas dietas e a controlar o apetite dos jovens”, afirma Heather em comunicado.

Ela comentou ainda que o fato de comer alimentos proteicos ajuda a não ceder a tentações de procurar itens ricos em gorduras e açúcares mais tarde, no final do dia.

"Além dos benefícios do controle de apetite e saciedade, descobrimos que quando os adolescentes comeram os lanches proteicos, incorporaram mais proteína na dieta diária e consumiram menos gordura", disse Heather.

>> MAIS: 30 alimentos que seu filho não pode deixar de comer


"Assim, a adição de lanches proteicos na parte da tarde pode ser uma boa estratégia para os indivíduos que estão tentando aumentar o consumo de proteína. Além disso, também descobrimos que esses lanches melhoraram determinados aspectos do humor e da função cognitiva dos adolescentes", completa a pesquisadora.

Os lanches ingeridos pelos participantes da pesquisa eram feitos com proteína de soja, em consistência similar a um creme, e continham 26 gramas de proteína, 6 gramas de gordura e 27 gramas de carboidrat. A pesquisadora ressalta que, embora o alimento oferecido não esteja disponível no mercado para o consumidor final, é possível substituí-lo por outras opções igualmente proteicas e ter os mesmos benefícios.

Leia também:
Crianças devem fazer regime?
A alimentação correta das crianças de acordo com a faixa etária

>>> Curta a página do Delas no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.