Leia o depoimento de Marie Dorión, mãe do Pedro, 12 anos, e do Luís, 10 anos, e autora do blog "Uma Voz para o Autismo"

Marie e os filhos Pedro e Luís
Arquivo pessoal
Marie e os filhos Pedro e Luís

"Ser mãe é uma experiência única e impossível de descrever, que nos faz aprender mais do que ensinar. Os filhos nos dão inúmeras oportunidades para testarmos nossos limites e assim expandi-los, nos abrem a infinita possibilidade de nos recriarmos a cada dia.

Viver uma vida que sai do normal não é fácil. Os desafios, muitas vezes, parecem tão gigantes que nem sabemos se estamos indo na direção certa. Tantas vezes me peguei pensando se sou mesmo capaz de cuidar de duas vidas tão peculiares, de duas pessoas tão sensíveis que exigem que a maturidade brote de mim, e eles, gigantes e pequenos, complexos em suas existências, com suas presenças em minha vida afirmam que esta é minha missäo e eu hei de ser capaz.

Matéria principal: Mães contam o que aprenderam com os filhos autistas

Com meus dois filhos (autistas), aprendi que quando tudo dá errado é porque esse era o 'certo' que tinha que acontecer naquele momento.

Com meus filhos, existe a clareza que cada dia é único, que não volta atrás. Nem os momentos bons voltam, por isso temos que aproveitá-los ao máximo e mergulhar na serenidade que estes momentos proporcionam. E nem os maus momentos e então não há razão para afundarmos a emoção neles, não podemos criar raízes na tristeza.

Aprendo todos os dias o valor de um momento alegre, de uma conexão, do compartilhamento da felicidade, da profundidade de confiar no outro para aliviar as feridas da vida. Também consegui enxergar que todos somos imperfeitas partes de um todo maior e perfeito, o que nos torna perfeitos dentro das nossas limitações".

>> Acesse aqui o blog "Uma Voz para o Autismo"

Veja ainda:
Diagnóstico precoce é fundamental no tratamento do autismo
Os marcos do desenvolvimento infantil

>>> Curta a página do Delas no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.